hd, hdd, disco rígido

Pesquisador cria forma de roubar dados de um computador pelo som do HD

Renato Santino 12/08/2016 14h08
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Até hoje, a forma mais segura de manter seus dados protegidos é manter-se desconectado da internet. Até hoje. Pesquisadores de segurança conseguiram demonstrar que os sons feitos pelo HD de um computador na hora de gravar e ler informações podem ser decodificados e usados para transmitir dados mesmo se a máquina estiver desconectada de uma rede.

O sistema, chamado DiskFiltration, foi demonstrado pelo pesquisador Mordechai Guri, da Universidade Bem-Gurion de Israel. Ele controla o atuador de um disco rígido, uma peça que permite que o HD faça o trabalho de gravação e leitura.

Conforme o atuador se move, ele faz sons. Sim, sabe aquela barulheira que seu PC faz quando liga ou desliga? É o seu HD trabalhando. Com o vírus correto, no caso esse DiskFiltration, o os sons podem transmitir as informações para outro dispositivo próximo, que pode ser, por exemplo, um smartphone.

O sistema funciona em uma distância de até 1,80 m do dispositivo infectado, mas ele tem um problema de lentidão na captação de dados, chegando a um máximo de 180 bits por minuto. É o suficiente para fazer estrago, no entanto: uma chave complexa de criptografia RSA de 4096 bits, por exemplo, pode ser obtida em 25 minutos, permitindo quebrar uma proteção fortíssima de um arquivo seguro.

O método é mais interessante do que prático, já que ele depende da instalação de um malware no computador, o que requer uma pessoa com acesso físico à máquina (se o computador estivesse na internet todo esse hack não seria necessário). Além disso, o sistema não funciona com SSDs, que não fazem barulhos por não terem partes móveis.

Via Ars Technica

Segurança Hackers HD malware hack Disco rígido
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você