Pesquisador divulga 10 milhões de senhas

Stephanie Hering 11/02/2015 18h38
senha
A A A

Um pesquisador de segurança divulgou na última segunda-feira, 9, aproximadamente 10 milhões de senhas com seus respectivos nomes de usuários em seu blog pessoal.

Mesmo disponibilizando dados pessoais, Mark Burnett afirma que o objetivo não é expor ninguém e sim melhorar sua pesquisa sobre segurança. "Um conjunto cuidadosamente selecionado de dados fornece uma grande visão sobre o comportamento do usuário e é valioso para promover a segurança da senha. Então, eu construí um conjunto de dez milhões de nomes de usuários e senhas que eu estou liberando para o domínio público de dados", disse.

Além disso, para evitar qualquer problema a esses usuários, Burnett diz ter removido os domínios dos endereços de e-mail, misturado os dados obtidos nos últimos 10 anos, além de retirar informações bancárias, militares e palavras-chave que poderiam revelar a origem dos logins.

Na teoria, os dados que Mark divulgou já são públicos e podem ser encontrados em qualquer motor de busca, no entanto, ele corre riscos de ser preso pelo FBI do mesmo jeito. Na postagem, o pesquisador cita o caso do jornalista Barrett Brown, que foi preso após publicar um link para um site com informações vazadas em 2012 da Stratfor, uma empresa de investigação. 

Segurança
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você