Hacker teclado DDoS

Pesquisador diz que encontrou responsável pelo 'apagão' da web no ano passado

Redação Olhar Digital 20/01/2017 12h23
Compartilhe com seus seguidores
A A A

No final do ano passado, boa parte dos sites dos Estados Unidos, incluindo Twitter, Spotify e Reddit, ficaram fora do ar devido a um ataque DDoS. Investigações mostraram que uma botnet estava por trás do “apagão” e que foi utilizada uma ferramenta chamada Mirai. A identidade do criador, apelidado de "Anna-sepai", permanecia no anonimato, pelo menos até esta semana.


O pesquisador Brian Krebs afirma ter descoberto o verdadeiro nome do responsável pelo Mirai: Paras Jha, dono da empresa de segurança ProfTraf e especialista no segmento. 

Paraslinkedin

"A história que você está lendo agora é o resultado de centenas de horas de pesquisa", explica Krebs. Segundo suas investigações, Jha teria usado funcionários de sua empresa para ameaçar seus concorrentes e também para oferecer o serviço de ataque DDoS usando a ferramenta que ele criou.

Segundo o pesquisador de segurança, a ideia era dominar o mercado de segurança para servidores de "Minecraft". Para isso, o executivo teria adotado práticas ilegais e sabotado o trabalho de outras companhias.

Paras Jha rebateu as acusações e negou que tenha criado o arquivo malicioso. "Não há fatos que apontem definitivamente para mim. Sou basicamente um ‘ninguém’. Não há históricos de que eu faça esse tipo de coisa, nada que aponte qualquer tipo de comportamento sociopata, que é o que o autor é, um sociopata", afirma.

É possível conferir a história completa aqui.

Segurança
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você