Pesquisadores encontram maneiras de controlar drones no ar

Os drones estão se popularizando e adquirindo uma série de funções. Além de filmar, fotografar e monitorar áreas, eles estão sendo utilizados até para entregas de produtos. Mas pesquisadores descobriram que há grandes riscos de segurança com esses dispositivos.

No estudo, os cientistas descobriram três hacks que podem interferir no drone enquanto ele está no ar. Alguns comandos testaram por eles fizeram com que as aeronaves pousassem e até "desabassem".
Durante a primeira fase de testes, os estudantes "bombardearam" o drone com cerca de mil solicitações de conexão Wi-Fi, solicitando o controle do drone. O resultado foi uma aterrisagem descontrolada. Na segunda tentativa, os alunos tentaram trasferir um "pacote de dados exepcionalmente grande" para o dispositivo. O resultado foi um pouso de emergência.

"Eu acredito que para esse modelo e para a nova tecnologia, em geral, a segurança em tempo real é uma reflexão tardia. Os fornecedores querem ter a certeza de que seu produto será entregue em tempo real e seja competitivo", explica Lanier Watkins, especialista de cibersegurança. "Os hackers encontram problemas que os vendedores não têm ideia que existem".

Watkins acredita que o estudo ajude a convencer os fornecedores a prestar atenção na segurança no desenvolvimento de drones. "Eu não acho que a popularidade desses produtos vá diminuir, mas eu acho que esse tipo de pesquisa vai forçar os fornecedores a corrigir os seus problemas de segurança", declara.

Via DailyDot

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ