Polícia usa reconhecimento facial para encontrar e prender suspeito

A polícia de Gales do Sul, no Reino Unido, usou tecnologia de reconhecimento facial para encontrar e prender um suspeito pela primeira vez no bloco. A prisão foi a culminação do uso dessa tecnologia pela polícia local, o que já vem sendo feito há alguns meses.

De acordo com o Telegraph, a prisão foi feita no final de maio, mas só foi divulgada hoje e com poucos detalhes, provavelmente pelo fato de a investigação ainda estar em andamento. Trata-se da mesma tecnologia que é usada em terminais de aeroporto para agilizar a aferição de passaportes.

Escaneando rostos em eventos

Para tornar a tecnologia mais eficiente, a polícia vem se aproveitando de grandes eventos para aumentar sua base de dados e ajudar a localizar criminosos. Na semana passada, durante o jogo da final da Champion's League, o sistema foi usado por um conjunto de câmeras no estádio para comparar o rosto dos espectadores a uma base de mais de 500 mil suspeitos nos bancos de dados da polícia.

Não foi o único evento em que essa técnica foi aplicada. Segundo o Mashable, um teste semelhante foi feito durante o Download Festival em 2015. Naquela ocasião, os cerca de 90 mil frequentadores do festival musical tiveram seus rostos avaliados pelas câmeras e comparados com as imagens dos bancos de dados da polícia.

Database do crime

Esse uso de tecnologias de reconhecimento facial pela polícia gera preocupações de privacidade. A especialista em tecnologia de policiamento Emily Taylor comentou ao Telegraph que "não apenas ela [a base de dados] poderia ser hackeada para roubar dados (...), os dados também poderiam ser corrompidos".

Sobre esta última possibilidade, ela comenta: "O que acontece se os dados forem falsificados? Como um humano provaria que o computador está errado?". Apesar dessas preocupações, o ex-detetive da Scotland Yard Chris Hobbs comentou que o uso dessa tecnologia deve se tornar mais comum ao longo dos próximos anos. 

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ