segurança

Proteja seus dados em PCs e notebooks

Redação Olhar Digital 05/11/2008 18h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Dicas para manter seus dados pessoais longe de criminosos da internet

À medida que os cibercriminosos aumentam os ataques a ambientes virtualizados, os problemas começam a aparecer... De chefes-espiões a corporações assustadoras, há inúmeras razões para ser paranóico sobre a vulnerabilidade de seus dados e a potencial perda de privacidade.

Segundo Rob Rachwald, diretor de marketing da Fortify, muitos sistemas convencionais de segurança da informação não protegem completamente os usuários de servidores virtuais. Ele afirma que as empresas que pensam em adotar um ambiente virtualizado devem considerar, também, a revisão de suas infra-estruturas de segurança.

1

Para a Kaspersky, outra fornecedora de sistemas de segurança, a situação indesejada está mais próxima de acontecer do que as pessoas imaginam. De acordo com David Emm, consultor sênior de tecnologia da empresa, qualquer sistema comumente utilizado se torna um prato cheio para os criminosos. “É como no caso dos navegadores. Sempre se disse que o Internet Explorer era menos seguro, mas, à medida que mais pessoas foram utilizando o Firefox, suas vulnerabilidades começaram a aparecer”, afirmou o executivo.

 3


 Como proteger seus dados dos cibercriminosos?

Conhecendo os riscos a que estamos expostos, fica mais fácil tomar precauções para evitar o roubo de senhas e dados. Aqui vão algumas dicas:

- Crie senhas de proteção para o seu computador;

- Proteja documentos especiais com senhas;

- Utilize criptografia em arquivos confidenciais;

- Adote tokens para garantir que só você acessa o sistema de seu computador;

- Instale programas que permitam apagar dados da memória caso o equipamento seja roubado ou perdido (no caso dos notebooks);

- Ainda que só você utilize o seu computador, nunca armazene senhas e nomes de usuários no sistema;

- Fique atento a qualquer e-mail ou mensagem, mesmo de amigos, e não abra anexos ou clique em links suspeitos;

- Evite o acesso a páginas duvidosas que contenham senhas/seriais;

- Mantenha atualizados e ativos os programas de firewall e antivírus de seu portátil.

3


Antivírus, qual é o melhor?

Sem dúvida alguma, esta é uma das perguntas que mais se houve quando o assunto é vírus ou segurança. Mas será que existe realmente um “melhor”?

Conhecer as características do produto é importante para poder usufruí-lo em sua plenitude e um bom meio de conhecer os produtos e compará-los é experimentando. Todos os antivírus dispõem de versões de avaliação que podem ser baixadas e usadas por um mês geralmente; para tal, basta ir ao site das empresas desenvolvedoras e baixar a versão para teste.

É preciso saber que um antivírus funciona com dois módulos: um é o mecanismo de rastreamento que é o programa em si, e o outro é a lista de assinaturas de vírus conhecidos, que traz uma relação dos elementos que devem ser procurados pelo mecanismo de rastreamento.

5

Resumindo, o programa procura os vírus que estão na lista e, como surgem vírus novos diariamente, essa lista deve estar sempre atualizada.

Isto significa então, que basta ter um antivírus atualizado e pronto? É certo que não. Sem dúvida alguma é importante mantê-lo atualizado, mas, além disso, é bom que esteja também corretamente configurado e principalmente, que o usuário tenha bons hábitos preventivos em relação à segurança na Internet. Só assim é possível manter sua navegação segura!

Internet Segurança Hackers
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você