Rússia pode banir Google, Facebook e Twitter

A agência governamental russa que supervisiona as comunicações e mídia exigiu que Google, Facebook e Twitter entreguem informações sobre blogueiros russos com mais de 3 mil leitores diários sob o risco de bloquear o acesso aos sites caso a ordem não seja cumprida. A Roskomnadzor pediu também que os serviços excluam conteúdos que promovam protestos públicos e outros eventos públicos não sancionados pelo governo.

No ano passado, o presidente russo Vladimir Putin prometeu que não iria colocar a internet sob o controle do governo, mas as ações recentes indicam o contrário. Uma lei aprovada no ano passado dá aos promotores o direito de bloquear páginas sem a necessidade de uma decisão judicial caso elas contenham informações sobre protestos.

Ainda não se sabe se o Facebook, o Google e o Twitter cumprirão as exigências, mas relatórios de transparência divulgados pelas empresas indicam que os pedidos do governo russo foram rejeitados na maior parte dos casos. Questionadas, as empresas de tecnologia não comentaram o caso.

Via Mashable

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ