Segurança

Malware Android

Saiba como o Google identifica apps inseguros

Caroline Rocha, editado por Leonardo Pereira 18/01/2017 14h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O Google explicou nesta quarta-feira, 18, em um comunicado em seu blog, como faz para identificar quando um aplicativo não é seguro. Tradicionalmente, todos os dispositivos Android contam com um recurso chamado Verify Apps, que realiza uma série de varreduras em busca de malwares em apps baixados. Mas nem sempre a ferramenta funciona corretamente. "Às vezes, os dispositivos param de usar o verificador de segurança. Isso pode acontecer por razões relacionadas ou não à segurança”, explica a companhia.

Pensando nisso, o Google conta com uma maneira de descobrir se um app é prejudicial, mesmo quando o Verify Apps não está funcionando. "Isso pode acontecer, por exemplo, quando alguém troca de celular. Então, quando um dispositivo para de usar o Verify Apps, ele é considerado Dead or Insecure (DOI). Um app com uma porcentagem elevada de dispositivos DOI é considerado um aplicativo DOI. Usamos a métrica DOI, juntamente com os outros sistemas de segurança, para ajudar a determinar se um aplicativo é um Aplicativo Potencialmente Prejudicial para proteger os usuários do Android", explica a empresa.

Veja como funciona o cálculo do Google:

A equipe de segurança correlaciona as tentativas de downloads dos apps e o número de dispositivos DOI para obter o que chama de “ZScore”, ou “Pontuação Z”.

  • N: Número de dispositivos que baixaram o aplicativo. 
  • X: Número de dispositivos retidos que baixaram o aplicativo. 
  • P: A probabilidade de um dispositivo baixar qualquer aplicativo será mantida. 
  • Z: Representa a pontuação DOI.

Se a pontuação Z for inferior a -3,7, significa que muitos tablets e celulares pararam de usar o recurso de verificação no momento em que instalaram o app, ou seja, que ele tem grandes chances de ser prejudicial.

Caso a hipótese se prove verdadeira, o app é removido da loja. Segundo a empresa, a técnica foi responsável pela captura de uma série de aplicativos maliciosos que não teriam sido encontrados de outra maneira.

Via Google

Segurança Android
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você