software reporter tool exe

Saiba o que é o 'software reporter tool' e como removê-lo

Gustavo Sumares 14/02/2017 12h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Se você usa o Chrome e tem um programa de antivírus da Norton ou da Symantec, é possível que o seu programa de proteção já tenha emitido um aviso sobre um tal de "software_reporter_tool.exe". Por tratar-se de um arquivo .exe, ele leva o antivírus a ter suspeitas.


No entanto, o programa tem assinatura digital do Google, e uma pesquisa mais aprofundada revela que ele não tem qualquer atitude maligna. E para deixar a situação ainda mais confusa, o programa muitas vezes volta ao computador do usuário após ser deletado. Por conta disso, muitos antivírus ficam confusos quando se trata desse arquivo.

Mesmo assim, saiba que não há nada com que se preocupar. A assinatura digital é autêntica e o programa realmente é do Google, por mais estranho que seja. Abaixo, explicamos com mais detalhes o que ele faz.

O que ele é?

De acordo com um fórum de produtos do Google, o "software_reporter_tool.exe" é o processo executável da ferramenta de remoção de software do Chrome. Em outras palavras, ele é o programa responsável por remover softwares malignos (como malware ou adware) do navegador. Ele funciona um pouco como um antivírus e, por isso, acaba dando conflito com alguns antivírus (o que gera os problemas descritos acima). 

A chance de esse programa estar no seu computador é maior se você já fez alguma restauração do Chrome (apagar o navegador e revertê-lo às configurações de fábrica). O Google disponibiliza o programa também como uma "ferramenta de limpeza" do Chrome, e ela pode ser baixada pelo link https://www.google.com/chrome/srt (esse "srt" no final significa "software reporter tool").

Resumindo: ele é um programa que o Google usa para limpar o Chrome. O mais provável é que ele esteja lá porque, em algum momento, você precisou remover algum software do navegador. De qualquer forma, ele não é uma ameaça.

Como eu faço para removê-lo?

Remover o "software_reporter_tool.exe" pode ser feito da mesma maneira que se remove qualquer programa do computador. No Windows, clique no menu Iniciar e vá nas configurações do sistema (clicando no ícone de engrenagem). Lá, selecione "Sistema" e depois, no menu do lado esquerdo, selecione "Aplicativos e recursos". Encontre lá o aplicativo e clique em "Desinstalar". Há outras maneiras de removê-lo também, e você pode vê-las por meio deste link.

Software Antivírus malware
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você