Saiba quais são as 6 etapas na invasão de uma rede corporativa

Os ataques cibernéticos têm aumentado nos últimos anos e a estimativa de especialistas é de que o número continue subindo. No setor corporativo, não são só as grandes empresas que correm risco de sofrer invasões e ter seus segredos comerciais revelados: mesmo as pequenas companhias devem estar preparadas e focadas na segurança de sua rede.

De acordo com o gerente de engenharia de sistemas da Intel Security, Bruno Zani, o maior desafio da área de proteção digital nas companhias é pensar como um hacker, mas essa pode também ser uma boa chance de se manter seguro. "As tecnologias usadas são aprimoradas a cada ano, mas as metodologias continuam as mesmas há décadas", conta. O executivo explica que geralmente ataques são divididos em 6 fases. Saiba quais são elas:

1. Coleta de informações

Ao planejar um ataque a uma rede corporativa, uma das primeiras ações dos criminosos é a escolha de um alvo e a captação de endereços IP e nomes de perfis importantes que podem armazenar dados sensíveis, sejam eles pessoais ou corporativos.

2. Exploração

Depois de elaborar uma lista completa com os funcionários e alvos, começa o processo de varredura, que inclui a verificação de possíveis aplicativos vulneráveis que estão em execução no ambiente.

3. Enumeração

Depous disso, os criminosos procuram na rede tecnologias que tenham alguma falha e permitam a invasão.

4. Invasão

Depois de encontrar um ponto de entrada, os hackers aproveitam problemas na configuração de acesso ou nas vulnerabilidades para comprometer o servidor web.

5. Escalada

Depois da invasão, o passo seguinte é criar perfis de usuário com privilégios de acesso e espalhar ameaças.

6. Pilhagem

Com o acesso total, os criminosos conseguem obter dados bancários, segredos comerciais e até informações pessoais de clientes e funcionários.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ