Seus fones de ouvido podem te espionar

Seus fones de ouvido podem te ouvir. Pesquisadores da Universidade de Ben Gurion, em Israel, descobriram que fones comuns podem funcionar como microfones, captando tudo o que o usuário diz.

Os pesquisadores criaram um malware para PC que explora uma função presente na maioria das placas-mãe de computadores. Ela permite trocar a função do fone para que ele sirva como microfone, mais ou menos como um dispositivo de espionagem. Todo o processo é feito remotamente.

Em testes, o áudio gravado apresentou excelente qualidade e pôde ser ouvido a até seis metros de distância.

O grupo chamou o software de Speake e fez questão de explicar que ele não foi criado com fins maliciosos, e sim para comprovar uma teoria.

"As pessoas não pensam nesta vulnerabilidade de privacidade. Mesmo ao remover o microfone do seu computador, se você usar fones de ouvido pode ser gravado”, explica Mordechai Guri, líder da pesquisa.

Segundo os pesquisadores, é possível que smartphones e tablets também sejam vulneráveis ao problema.

Via Engadget

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ