Segurança

Malware Android

Só 6 em cada 10 apps para Android são seguros, diz pesquisa

Caroline Rocha, editado por Marcelo Gripa 03/12/2014 11h52
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Uma pesquisa realizada pela Trend Micro aponta que dos mais de 11 milhões de aplicativos disponíveis para dispositivos Android até outubro, apenas 64% eram seguros. Dentre os considerados inseguros, 13% são "absolutamente maliciosos" ou categorizados como "malware".

A empresa de segurança contabilizou mais de 530 mil novas amostras de apps desenvolvidos para o sistema operacional do Google. Destes, 29% eram malwares e 30% adwares. Menos da metade, 40%, dos aplicativos analisados foram considerados seguros.

O crescimento do número de ameaças é motivado pela popularização do Android que resulta num mercado atrativo para cibercriminosos. Lojas de aplicativo terceirizadas tornaram-se bastante populares nos últimos meses.

Em outubro, o número de downloads feitos fora da Google Play somou 4,17 milhões, superior ao dos realizados na loja oficial, 2,58 milhões. Este tipo de canal facilita a distribuição de programas maliciosos que podem roubar dados importantes.

Fique atento: é importante checar a confiabilidade de um app antes de fazer o download.  

Saiba identificar se o seu aparelho Android está infectado:

Android malware Google Play
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você