Tecnologia militar: sabia que muitas coisas utilizadas por você foram criadas para a guerra?

Conflitos bélicos sempre impulsionaram a tecnologia. Conheça algumas das novas invenções focadas na defesa dos países

Stephanie Kohn, editado por Igor Lopes 07/05/2012 15h49
Tecnologia Militar
A A A

Espionagem

Durante os maiores conflitos do mundo, a espionagem sempre teve um grande espaço nas estratégias militares. Por isso que tecnologias voltadas à investigação sempre estão surgindo no sistema militar. Atualmente, alguns cientistas estão trabalhando no desenvolvimento de insetos tecnológicos. A ideia é adicionar às características naturais dos bichinhos algumas tecnologias como câmeras e microfones.

Reprodução 

Outra solução encontrada foi a criação de robôs que possam substituir soldados humanos em operações muito arriscadas de espionagem ou vigilância. Um time do Instituto de Tecnologia de Israel desenvolveu uma espécie de cobra capaz de realizar as mais diferentes missões. Chamado de Snakebot, o robô mede cerca de 2 metros de comprimento e foi construído por segmentos, o que faz com que ele seja capaz de oferecer muita flexibilidade. Além disso, ele consegue fazer um mapeamento 3D dos ambientes e até determinar a localização da ameaça, já que seus quatro microfones calculam o tempo de chegada do som. A cobra-robô pode passar por canos, rastejar de forma imperceptível e até ficar "de pé" para oferecer uma visão mais ampla.

Brasil Tecnologia transporte ciberguerra
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você