Segurança

trojan

Trojan contamina usuários do Facebook

Redação Olhar Digital 30/10/2008 14h33
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Praga, que surgiu em julho, reaparece com novas estratégias para burlar filtros de segurança da rede social

Na última terça-feira, 29, pesquisadores da Fortinet perceberam que um programa similar ao worm Koobface começou a usar o Google Reader e o Picasa para se espalhar pela rede social Facebook. No ataque, criminosos hospedam imagens que se parecem com vídeos do YouTube para tentar enganar as vítimas e fazê-las baixar cavalos-de-tróia.

Este software malicioso surgiu no Facebook em julho e está de volta, desta vez usando os sites do Google para burlar filtros de segurança. Logo que o Koobface começou a se espalhar, a equipe de segurança do Facebook bloqueou os sites que hospedavam o malware. Contudo, parece que os criminosos mudaram de tática, segundo o pesquisador sênior da Fortinet, Guillaume Lovet. As vítimas, então, são instruídas a baixar um codec de descompressão para visualizar o vídeo – mas, na verdade, este é um trojan.

Segundo o porta-voz do Facebook, Barry Schnitt, a rede social e o Google estão trabalhando para eliminar o problema.

Segurança Google redes sociais
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você