Malware Android

Versão falsa de jogo para Android consegue controlar celular remotamente

Juliana Américo 12/04/2017 12h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Os usuários brasileiros e argentinos do Android precisam ficar atentos com os aplicativos que estão baixando. A empresa de segurança ESET identificou uma versão maliciosa do jogo "FrontLine Commando D-Day", cujo objetivo é controlar o dispositivo da vítima remotamente.


O aplicativo é oferecido em uma loja online não oficial, que promete uma versão especial do jogo, com armas e recursos ilimitados. Essa versão também pode ser baixada pelo Google Play ou por um site de compartilhamento de arquivos.

Quando o usuário tenta fazer o download, o aplicativo é instalado no celular e a pessoa recebe uma mensagem de erro informando que houve uma falha no download porque os recursos não foram encontrados. No entanto, nesse momento, o app realiza uma série de ações no dispositivo que permitem controlá-lo de maneira remota.

O responsável pelo ataque passa a ter controle sobre as mensagens de SMS, câmera, ligações e informações armazenadas no smartphone e no cartão de memória, entre outros recursos.

Segundo os especialistas em segurança, apenas algumas versões antigas do sistema operacional Android, particularmente aquelas com SDK entre 7 e 16, estão vulneráveis ao ataque – o que representa 10% dos aparelhos existentes.

Para evitar esse tipo de problema, os usuários devem sempre manter o sistema operacional atualizado, evitar baixar aplicativos fora da loja oficial e, se possível, ter um antivírus instalado no celular.

Vírus Android malware trojan Jogos mobile
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você