Segurança

Wordpress

Wordpress sofre ataque e usuários enfrentam lentidão na postagem de textos

Redação Olhar Digital 03/03/2011 16h28
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Fundador da plataforma de blogs acredita que motivação por trás do ataque de negação de serviços (DDoS) pode ser política

A plataforma de blogs Wordpress está sofrendo o maior ataque de negação de serviço (DDoS) de seus seis anos de existência. Por volta das 15 horas desta quinta-feira (3/3), o serviço apresentou lentidão na postagem de textos e atribuiu o problema a um ataque maciço em três de seus data centers.

O ataque usa o mesmo princípio daqueles promovidos no final do ano passado pelos hacktivistas Anonymous.

De acordo com um post no chamado Blog VIP do Wordpress, que fornece informações para pessoas próximas do site, o ataque foi de "multiplos Gigabites por segundo e dezenas de milhões de pacotes de dados por segundo". Apesar das tentativas de mitigar o ataque, o serviço ainda não conseguiu restaurar completamente seus servidores.

Até o momento, o Wordpress não conseguiu rastrear a origem do ataque. Segundo o fundador do site, Matt Mullenweg, a sobrecarga dos servidores pode ter motivação política. "Nós acreditamos que ele pode ter sido politicamente motivado, contra um de nossos blog que é em língua inglesa, mas ainda estamos investigando e não temos evidências definitivas", afirmou.

Atualmente, o Wordpress possui mais de 30 milhões de usuários e é responsável por 10% de todos as páginas da internet. O serviço recebe cerca de 300 milhões de visitas todos os meses.
Hackers WordPress hack
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você