Colocar fita adesiva na webcam não é exagero

Recentemente, uma foto de Mark Zuckerberg mostrando que o CEO do Facebook cobre a câmera do seu computador com uma fita adesiva para se proteger de possíveis ações hackers, chamou atenção do mundo digital. Afinal, se um dos personagens mais poderosos da internet se protege assim, quem está salvo?!

A verdade é que qualquer pessoa sem um mecanismo de proteção pode ser alvo e ter a câmera do seu computador ou smartphone comprometida. Existem muitas técnicas para se fazer isso e – pior – nem é tão complicado assim... Hoje, uma série de aplicações como as de videochamadas, por exemplo, pedem autorização para utilizar a câmera e microfone do seu dispositivo. O cybercrime usa o mesmo método, mas só que sem pedir licença, né?

Uma pesquisa recém-divulgada mostra que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com sua privacidade online. Quarenta e nove por cento dos entrevistados não confiam em sua webcam. E, se você não faz parte dessa estatística, talvez seja bom pensar duas vezes e também começar a desconfiar da sua. Nos últimos 12 meses, foram identificadas quase quatro mil ameaças que assumem o controle do computador e da webcam da vítima.

Antes de discutir a eficácia da fita adesiva, saiba que existem outras formas de proteger a câmera dos seus dispositivos. Algumas dicas importantes devem ser sempre lembradas: baixe somente softwares originais, diretamente pela página do fabricante - é difícil distinguir um site pirata de um legítimo e links de terceiros podem trazer pragas virtuais embutidas, sem que você perceba. Tenha uma solução de segurança! Analistas ao redor de todo o mundo trabalham diariamente para descobrir e previnir esse tipo de ataque. A boa notícia é que mesmo as soluções gratuitas já ajudam. Algumas soluções contam até com funções de bloqueio da webcam e microfone. E, você já ouviu, mas não custa repetir: use senhas fortes. Nada de 1,2,3,4,5… hein?! Uma senha forte deve contar letras, números e símbolos.

Agora para quem acha que cobrir a webcam com fita adesiva é coisa para paranóicos digitais…nada disso! Assim como Zuckerberg, outros famosos e poderosas atraem a atenção do cybercrime e cyberespionagem e, nestes casos, até a melhor das soluções de segurança pode falhar. Essa turma é vítima de ataques dirigidos…

E olha que número interessante: ainda segundo a mesma pesquisa, além do nosso querido Zuck, quase 40% dos internautas de todo o mundo também cobrem sua webcam de alguma forma – vale tudo: fita adesiva, post-it e até band-aid! É mole? O que pode parecer até engraçado, cá entre nós, é recomendável para quem tem preocupações com a privacidade.

Consumer Security Risks Survey - Kaspersky

Vai às compras na BlackFriday? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.


RECOMENDADO PARA VOCÊ