Vídeos e alarmes conectados são o futuro da segurança doméstica

Descubra as novas tecnologias que podem proteger sua casa

Links:
Casa do futuro

Uma das vertentes mais populares da automação residencial é a que tange a segurança doméstica. Casas e apartamentos ficam mais seguros e controlados com a instalação de câmeras e alarmes de última geração. A tendência saiu das ruas e ambientes corporativos para os lares de todo o mundo, inclusive aqui no Brasil. Afinal, imagem é prova incontestável seja qual for a situação e... segurança, nunca é demais.

"Hoje as imagens viraram uma necessidade de informações que você usa para sua segurança", diz Heraldo de Paula Filho, engenheiro de sistemas de segurança.

Hoje, câmeras IP – ou seja, aquelas que podem ser acessadas através da internet – já são bastante acessíveis. Através delas, de qualquer parte do mundo você pode acessá-la e saber tudo o que está acontecendo com a sua família e residência em tempo real. Ainda que o dispositivo dependa de uma conexão (e a gente sabe que, pelo menos aqui no Brasil, a internet ainda é lenta), tecnologias de última geração foram desenvolvidas para resolver essa questão. Técnicas de compressão são embutidas nessas câmeras para que elas consigam enviar uma grande quantidade de vídeo em alta qualidade utilizando apenas uma pequena banda de internet. E não só isso...

"Existe uma tecnologia que você manda o primeiro quadro de imagem e depois ele se atualiza apenas com o movimento das pessoas. Isso permite que você mande mais vídeos utilizando uma banda menor", comenta Heraldo.

O que há de mais novo neste mercado são câmeras que não necessitam mais de uma memória interna ou sequer de um servidor dedicado para que as imagens sejam armazenadas. Com o auxílio da computação na nuvem, foram desenvolvidos equipamentos ainda mais confiáveis.

"Todas as imagens podem ser gravadas na nuvem. Qualquer imagem que você tenha não pode ser apagada ou modificada e você tem elas mesmo ", lembra Heraldo.

As câmeras IP, além de serem fácil de instalar, muitas ainda permitem que o usuário a controlem à distância e outras até trazem opção de visão noturna, através do infravermelho. Com sensores acoplados, é possível ainda que você, por exemplo, receba uma foto por e-mail cada vez que alguém se aproxime à sua residência. O interessante é que diversos sistemas podem ser integrados para dar uma sensação ainda maior de segurança.

"Se o portão da garagem abre às 4 horas da manhã você vai ficar sabendo. O sistema de automação é ligado ao alarme. Quando o alarme é acionado não só a central de monitoramento recebe uma ligação, como as luzes piscam, a cortina motorizada abre, você recebe um email no seu celular, recebe uma foto de sua casa, consegue controlar a câmera e ainda ouvir o que está acontecendo em sua residência", comenta Vinicius Batos, especialista em automação residencial.

Mas a segurança doméstica vai além das câmeras. Os alarmes também estão cada vez mais modernos e totalmente integrados à internet, são capazes de avisar você ou uma central de monitoramento em caso de qualquer incidente ou movimento suspeito. Os alarmes mais novos são todos sem fio, também bastante fáceis de instalar.

Outra novidade é o interfone IP; com ele você pode permitir ou negar o acesso de qualquer pessoa a um prédio ou casa de onde quer que esteja. Com um cartão com chip de radiofrequência e uma senha, o usuário controla a entrada e saída de qualquer indivíduo. O interfone também é ligado às câmeras e alarmes; aliás, tudo conversa entre si. E, para quem pensa em ter mais de um item hi-tech de segurança, o ideal é pensar em uma empresa que ofereça também uma central de monitoramento 24 horas.

Aproveite para conferir uma matéria bem legal sobre tudo que há de mais novo na automação residencial. Acesse, confira e fique por dentro; conectado, cômodo e seguro!

Celular, fone de ouvido, notebook. A BlackFriday está recheada de ofertas, mas nem todas são vantajosas. Com a nova extensão do Olhar Digital, você encontra o menor preço e também cupons de descontos. Clique aqui para instalar.


RECOMENDADO PARA VOCÊ