Games e Consoles

Logo Olhar Digital

Atari 2600 completa 30 anos

Redação Olhar Digital 01/10/2007 16h56
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Console impulsionou início da indústria dos videogames

Hoje se comemoram os 30 anos do lançamento do Atari 2600, console que se tornou um fenômeno mundial e impulsionou o início da indústria dos videogames. Lançado em 1977 por US$ 199 (equivalente a US$ 680 atuais, corrigidos pela inflação) com uma biblioteca de apenas nove jogos, o console teve vendas iniciais fracas, mas “estourou” a partir de 1979. Em 1980, com a chegada de Space Invaders, as vendas dobraram e chegaram aos dois milhões de unidades. Ao longo de sua vida oficial, entre 1977 e 1992, estima-se que o console tenha vendido mais de 40 milhões de unidades.

 

No Brasil o Atari 2600 chegou em 1983, e logo ganhou companhia de clones como o Dactar (da Milmar) e Supergame, da CCE. É difícil estimar o tamanho do mercado nacional na época, inundado com cartuchos piratas de múltiplas procedências.

 

Três décadas depois, o Atari experimenta um “revival” graças ao surgimento de consoles compatível, como o Atari Flashback dois, emuladores como o Stella e a distribuição de jogos (ROMS) via Internet. Com ferramentas modernas, desenvolvedores e entusiastas criam regularmente novos jogos para o console, lançados em cartuchos como nos velhos tempos. Saiba mais sobre o Atari 2600 e sua comunidade atual de fãs visitando o Atari Age, em www.atariage.com.

Games Diversão
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você