Bug pode salvar os vídeos que você assistiu no modo Anônimo do Chrome

No modo "Anônimo", o Google Chrome promete ao usuário total discrição: nada do histórico, cookies ou cache de formulários é armazenado, tornando a navegação completamente privativa e sem deixar rastros. Mas um bug descoberto no browser pode colocar essa discrição em xeque.

Evan Andersen, um estudante de engenharia da Universidade de Toronto, no Canadá, ligou seu Mac para jogar o game "Diablo III" quando descobriu a falha. Segundo o post que ele publicou em seu blog, em vez do jogo, o que apareceu em sua frente foram alguns dos vídeos adultos que ele havia assistido horas antes no modo Anônimo do Chrome.

Após alguma investigação, Evan descobriu que o problema poderia estar nos drivers da placa de vídeo Nvidia que ele usa em seu computador. "A memória da GPU não é apagada após ser entregue a um aplicativo. Isso permite que o conteúdo de um programa acabe vazando para o outro", explicou.

De acordo com Evans, quando o software de "Diablo III" carregou dos drivers da Nvidia um frame buffer (isto é, a memória que faz o armazenamento dos dados de uma imagem ou vídeo), a GPU trouxe à tona o último frame buffer disponível no cache - que era, justamente, o do site de conteúdo erótico acessado pelo jovem.

Segundo a Nvidia, porém, a culpa não é dela. "O problema está relacionado ao gerenciamento de memória do Mac OSX [sistema operacional da Apple], não aos nossos drivers gráficos. Não detectamos esse problema no Windows, em que todos os dados de um aplicativo específico são apagados antes que a memória seja disponibilizada para outro programa", disse a empresa, em nota.

A Apple não respondeu à reclamação, enquanto o Google também fez questão de remover a culpa de seu navegador. Segundo Evans, a empresa disse que o modo Anônimo do Chrome "não foi desenvolvido para te proteger contra o uso de outras pessoas no mesmo computador". O engenheiro afirma que o bug foi detectado há um ano, e que até agora não foi resolvido por qualquer uma das partes.

Via VentureBeat

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ