Celulares serão tão potentes quanto consoles atuais em 2017, diz ARM

Nizar Romdan, diretor de ecossistemas da ARM (empresa responsável pelo design dos principais processadores de smartphones do mercado atual) disse ontem durante a conferêcia Casual Connect em Amsterdã que, em 2017, os processadores da empresa serão capazes de renderizar gráficos tão precisos quanto o do Playstation 4 ou do Xbox One.

"O hardware de dispositivos móveis já é poderoso", disse Romdan. "Se você pegar um smartphone ou tablet de ponta atual,a performance já é melhor que a do Xbox 360 ou do Playstation 3, e está chegando rapidamente no Xbox One e no Playstation 4", completou.

Romdan ilustrou sua fala com a imagem abaixo, que mostra o avanço do poder de computação dos dispositivos móveis (em GigaFlops por segundo) comparado ao de consoles (via VentureBeat):

Reprodução VentureBeat

Formatos diferentes

Romdan notou, contudo, que o avanço do poder de processamento dos dispositivos móveis não significa necessariamente que eles se tornarão as principais  plataformas para jogos, por exemplo. Isso tanto porque jogos para console e para smartphone são voltados para públicos diferentes, quanto porque o formato dos smartphones e a interface por meio da tela exigem formas diferentes de design de jogos.

Por outro lado, o executivo também apontou para o fato de que a realidade virtual elimina essa diferença entre formas de interação, pois usar um óculos de VR é uma experiência semelhante quer ele esteja acoplado a um PC, quer ele se conecte a um smartphone.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ