Conheça o Infanto, o console retrô brasileiro campeão de pirataria

Consoles realmente brasileiros não são comuns. Há iniciativas como o Zeebo, que teve forte participação brasileira, mas nada que deu muito certo. Agora há uma nova alternativa para quem procura um videogame nacional: o Infanto. Já ouviu falar?

O videogame, vendido exclusivamente pela internet, é um filhote da emulação e da pirataria de games para consoles antigos. Não à toa, ele já vem com 6 mil games na memória, grande parte deles games para Atari, NES, Mega Drive, Super Nintendo, etc. O fabricante promete que no futuro haverá jogos de PS1, Nintendo 64 e até mesmo DreamCast na plataforma.

O Infanto é, na verdade, nada além de um Raspberry Pi, um minicomputador que pode ser comprado por US$ 35, que roda uma distribuição adaptada do Linux com uma carcaça bonitinha. Ele já vem com dois controles USB que imitam o DualShock do PlayStation e um cartão SD de 16 GB instalado com os jogos.

Para conectá-lo à TV, a única alternativa é utilizar a saída HDMI embutida no videogame. No entanto, os jogos não têm resolução ajustada para telas de alta definição, já que são exatamente os mesmos games que rodavam nos consoles antigos transformados em um arquivo de computador. Portanto, não espere gráficos melhorados, embora os menus estejam em alta.

Ele é muito econômico em relação a energia, consumindo apenas 5V; no entanto, ele não é econômico no bolso: o valor pedido é de R$ 600, valor pelo qual é possível encontrar algumas unidades do Xbox 360 e do PS3, dependendo de onde você procurar. Talvez valha mais a pena continuar emulando games no PC e ligá-lo com um cabo HDMI à sua TV.

Via UOL Jogos

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ