Donkey Kong

Donkey Kong faz 33 anos: veja 6 curiosidades sobre o gorila

Redação Olhar Digital 10/07/2014 11h30
Compartilhe com seus seguidores
A A A

O mais famoso macaco dos videogames fez 33 anos ontem tendo aparecido pela primeira vez, como vilão, em um jogo com seu nome, em 1981: Donkey Kong. Para comemorar a longevidade do personagem, preparamos uma lista de curiosidades sobre os jogos e a família Kong.

1) Ele era um vilão

Hoje Donkey Kong é conhecido por aparecer em todos os jogos da série Mario Kart, Mario Party, e ser amigo de toda a galera da Nintendo, mas a história entre o bigodudo e o gorila nem sempre foi amigável. Segundo o enredo original, Mario era o dono de Donkey Kong que, irritado por ser maltratado, foge de sua jaula e rapta Pauline, namorada de Mario. No segundo jogo da série (Donkey Kong Jr. de 1982), o personagem principal é o filho de Donkey Kong, Donkey Kong Jr, que precisa salvar seu pai da jaula onde foi colocado por Mario.

Reprodução

2) Existem dois Donkey Kongs

No antigo jogo de fliperama, o personagem principal era chamado Donkey Kong, mas nos jogos da série Donkey Kong Country, para Super NES, o personagem se parece bastante diferente, com um topete e uma gravata vermelha. Este é, na verdade, um descendente do Donkey original, que foi apelidado de Cranky Kong (Kong Ranzinza) e passa seus dias em uma cadeira de balanço reclamando da vida, vendendo dicas a Donkey e seu sobrinho, Diddy. No último jogo da série, Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Cranky está mais em forma e se aventura com o resto da família.

Reprodução

3) O nome surgiu por engano

Existem duas versões para essa história, na verdade. Uma delas diz que o nome escolhido por Shigeru Miyamoto teria sido "Monkey Kong", mas teria sido traduzido errado do japonês para o inglês, pois as letras são muito parecidas. Outra história diz que o erro foi exatamente o contrário: Miyamoto achava que a balavra donkey (o animal "burro"), em inglês, poderia ser utilizada como uma ofensa, e que o nome do personagem seria "Kong Burro". Apesar da confusão, os executivos da Nintendo americana teriam gostado do nome, e deixado como estava.

4) Existe um documentário sobre Donkey Kong

Na verdade, o documentário, de 2007, se chama "King of Kong - A Fistful of Quarters" (Os Reis do Kong: Uma Disputa Acirrada) e segue dois rivais que brigam pelo recorde mundial no jogo dos fliperamas.

5) Donkey Kong quase foi Popeye

Na época a Nintendo planejava adquirir a licença para criar um jogo com os personagens dos quadrinhos e desenhos animados de Popeye, sendo que Brutus raptaria Olívia Palito e o marinheiro teria que resgatá-la. O acordo não deu certo, mas Miyamoto gostou da dinâmica entre os três integrantes da história e decidiu criar novos personagens para o jogo.

6) Ele foi o primeiro jogo em que se conseguia pular

Donkey Kong foi o segundo jogo de plataforma da história, antecedido por Space Panic, de 1980. Enquanto em Space Panic o jogador tinha que cavar buracos para escapar dos inimigos e subir em escadas, em Donkey Kong foi inserido um botão para pular (o único do jogo), o que se tornou a marca registrada de Mario, que nem tinha este nome na época, sendo chamado apenas de Jumpman.

Você pode jogar Donkey Kong gratuitamente, clicando aqui.
Games Nintendo Videogame
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você