Oculus Touch

Ficou mais barato ter um PC compatível com realidade virtual

Renato Santino 06/10/2016 20h10
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Sempre sonhou em jogar em realidade virtual, mas não podia lidar com os preços dos computadores compatíveis com a tecnologia? Boas notícias: a Oculus, subsidiária do Facebook, anunciou que o Rift agora funciona com computadores muito mais simples do que inicialmente previsto. Isso se deve a uma nova tecnologia que a empresa chama de “asynchronous spacewarp”.

Para comparação, quando o Oculus Rift foi devidamente oficializado, os requisitos mínimos envolviam uma placa de vídeo GTX 970 da Nvidia (ou equivalente) e um processador Intel  i5-4590 ou superior. São componentes de alto custo e desempenho. Agora, no entanto, o visor deve funcionar com máquinas com uma GTX 960 e um processador Intel i3-6100, ou AMD FX4350. Ainda são peças de alto desempenho, mas mais acessíveis.

A nova tecnologia, segundo o CEO da Oculus Brendan Iribe, permite que os jogos rodem a 45 quadros por segundo, mas a saída seja a 90 quadros por segundo. Isso porque o sistema pega os últimos dois quadros gerados por um software e analisa a diferença, calculando a transformação espacial que gera um “frame sintético” levando em conta também o movimento da cabeça.

A técnica reduz o poder computacional necessário para manter os 90 frames por segundo, barateando o computador com os requisitos mínimos para isso. No entanto, Iribe observa que o recurso está longe de ser igual a rodar o software nativamente em 90 fps, servindo apenas como uma alternativa de menor custo.

Com os requisites anteriores, PCs prontos para realidade virtual custavam em média US$ 1 mil, mas agora podem ser adquiridos por US$ 500, incluindo a possibilidade de laptops serem compatíveis com o Rift. Iribe conclui que isso deve se tornar comum dentro de alguns anos, quando a realidade virtual no PC se tornar mais acessível do que nunca.

Via Ars Technica

Games Facebook Oculus Rift realidade virtual realidade virtual jogos
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você