GTA San Andreas online

Mais de 1 milhão de pessoas ainda jogam 'GTA San Andreas' online

Redação Olhar Digital 16/09/2016 13h42
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Lançado 11 anos atrás, "Grand Theft Auto: San Andreas", um dos títulos mais populares na franquia de ação da Rockstar Games, ainda é um sucesso em muitas partes do mundo. Mais de 1 milhão de pessoas ainda jogam as versões não-oficiais do game que oferecem multiplayer online no PC.

O número é de uma reportagem do site Rock Paper Shotgun. "Multi Theft Auto" (MTA), um mod de código aberto do GTA San Andreas, teve 616 mil jogadores online em julho. Já "SA-MP", um outro mod muito popular, chega a quase 50 mil jogadores simultâneos, num total de mais de 400 mil logins por mês.

A versão original de GTA San Andreas não vinha com multiplayer online, o que motivou a criação dessas versões modificadas por fãs. O mais novo game da série, porém, "GTA V", vem com multiplayer pela rede num modo chamado "GTA Online", disponível tanto no PC quantos nos consoles (Xbox 360, Xbox One, PS3 e PS4).

Segundo o site SteamSpy, a estimativa é de que o número de jogadores simultâneos em GTA Online no PC chegue a 50 mil, com logins mensais chegando a 1,2 milhão. Em perspectiva, é como se os mods de GTA San Andreas fossem quase tão populares quanto a versão oficial do jogo mais recente da Rockstar.

A principal diferença entre os dois títulos, porém, é a participação da comunidade. GTA Online coloca até 30 jogadores simultaneamente no mesmo servidor, e não permite ao usuário escolher em qual servidor ele vai jogar. Já SA-MP e MTA permitem até mais de 100 jogadores simultâneos, com uma oferta aberta de servidores para os usuários escolherem.

Há servidores com os mais diversos modos de jogo, desde Deathmatches até corridas e alguns no estilo RPG - opção que falta no GTA Online. É possível entrar em servidores que oferecem ao jogador a chance de personificar policiais, taxistas, bombeiros, paramédicos, pescadores, atendentes de bar, imigrantes ilegais, entre muitas outras histórias. Tudo depende da criatividade de quem escreveu o script.

Outra diferença apontada pelos próprios jogadores é o nível de "maturidade" do ambiente. "A comunidade online do GTA San Andreas é muito mais amigável e menos tóxica do que a de GTA Online, onde as pessoas te caçam e te matam aleatoriamente sem motivo algum", conta um jogador do mod SA-MP que se identifica como JasperM.

Em outras palavras, no multiplayer de GTA San Andreas é mais fácil circular pelos mapa tradicional (ou um dos muitos mapas customizados criados por jogadores) sem ser incomodado, até mesmo fazendo amigos em partidas virtuais. Já em GTA Online, há muitos xingamentos, perseguições e jogadores de comportamento infantil, o que torna o ambiente pouco convidativo para quem quer apenas explorar o game livremente.

Outra vantagem, segundo um dos desenvolvedores de MTA, conhecido apenas como Dan, é de de que GTA San Andreas não exige um PC de última geração para funcionar, como é com GTA V. "Muitos dos nosso jogadores estão usando laptops ou computadores antigos de escritório", conta o engenheiro químico que ajuda a manter o mod funcionando. Segundo a Steam, San Andreas exige apenas um processador de 1GHz, 256MB de RAM e placa de vídeo de 64MB.

Clique aqui para saber mais sobre SA-MP ou aqui para conhecer o MTA.

Games GTA
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você