Microsoft enfrenta processo na Suprema Corte dos EUA por defeito do Xbox 360

Lançado em 2005, o console de maior sucesso da Microsoft até hoje, o Xbox 360, é motivo de uma ação coletiva enfrentada pela empresa na Suprema Corte dos Estados Unidos. Um grupo de usuários moveu um processo em conjunto contra a fabricante por conta de um defeito no videogame. E, segundo eles, a Microsoft sabia a respeito dele antes mesmo do lançamento do aparelho.

O defeito em questão faz com que o console arranhe e deixe marcas nos discos lidos, por conta de algumas vibrações e pequenos movimentos. Segundo a ação original, havia ao menos 55 mil queixas de consumidores que tiveram seus games danificados pelo Xbox 360 até 2008.

A Microsoft, por outro lado, tenta impedir que a ação seja movida em conjunto, já que processos desse tipo geralmente resultam em penas agressivas para as empresas. De acordo com ela, apenas 0,4% do total de donos de Xbox 360 se queixaram do problema, e, por isso, está de acordo em enfrentar ações individuais, mas não coletivas.

Um dos gerentes da Microsoft, Hiroo Umeno, chegou a admitir diante de um juiz a existência do defeito e o conhecimento da empresa. Segundo ele, os discos poderiam ser danificados caso o usuário reposicionasse ou movesse o console de lugar com um game sendo rodado dentro do aparelho.

Por isso, a Microsoft alega que os possíveis danos causados pelo Xbox 360 aos discos são consequência de um mau uso dos proprietários, já que o próprio manual do console deixava claro que movê-lo durante o uso não era recomendável. Umeno disse também no processo que a equipe de desenvolvimento chegou a projetar outras formas de manter os games mais firmes em sua posição em relação ao driver óptico, mas todas as alternativas resultavam em queda na performance da execução dos jogos.

A Justiça americana ainda não definiu uma data para a realização do julgamento.

Via Ars Technica

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ