IllumiRoom

Projetor de imagens do Xbox deverá reconhecer móveis da sala

Redação Olhar Digital 29/04/2013 16h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Em vídeo, Microsoft detalha como funcionará seu novo acessório com realidade aumentada

O IllumiRoom, que deve ser um dos principais destaques do próximo Xbox, esperado para 21 de maio, foi parcialmente revelado nessa segunda-feira, 29, pela Microsoft.

O acessório é um projetor que expande a experiência do videogame para além da televisão, reproduzindo imagens e cores relacionadas ao game pelo ambiente onde o jogador estiver.

O conceito foi apresentado primeiramente na CES 2013, mas com pouquíssimos detalhes. Desta vez, a Microsoft soltou um arquivo PDF com dez páginas e um interessante vídeo de cinco minutos, que dão mais detalhes sobre a tecnologia.

O aparelho deve ser capaz de reconhecer os móveis e objetos na sala para poder projetar as cenas ilusórias sobre eles. Com isso, a ferramenta pode ser usada de 11 maneiras diferentes, que vão bem além de simplesmente expandir a tela do jogo e, conseguem, por exemplo, criar climas ou até mesmo proporcionar momentos de realidade aumentada, aprofundando a interação do jogador com o game.

Um aspecto interessante é que o laboratório Microsoft Research já afirmou que nem todos os games necessitam ser adaptados à tecnologia. Ela terá algum modo padrão que conseguirá funcionar mesmo com os jogos não projetados para trabalhar com o IllumiRoom.

O aparelho, no entanto, tem suas limitações: ele necessita de ambientes escuros para funcionar e depende de muitas variáveis do local onde está instalado, assim como qualquer projetor.

Mais detalhes sobre a tecnologia deverão ser anunciados na próxima terça-feira, 30, no evento CHI 2013, que acontecerá em Paris.

Veja o vídeo: 

Microsoft Xbox xbox 720
Compartilhe com seus seguidores

Recomendados pra você