Nova versão do PS4 trará hardware mais potente e gráficos melhores

De acordo com uma reportagem do site de games Giant Bomb, a Sony está realmente desenvolvendo uma versão melhorada do Playstation 4. O novo console, por ora, tem o codinome de "Neo", e terá processador e memória mais rápidos, além de capacidade gráfica melhorada. A informação vai ao encontro de rumores recentes que davam conta de que a Sony estaria produzindo um novo PS4.

Segundo o site, o processador do "Neo" terá 8 núcleos rodando a 2,1 GHz (contra 1,6 GHz do PS4 original), uma placa gráfica com 36 unidades de computação de 911 MHz (contra 16 unidades de 800 MHz do original) e 8GB de RAM GDDR5 com capacidade de transferir 218 GB por segundo de dados (os 8GB de RAM GDDR5 do original tinham capacidade de apenas 176 GB/s).

Essas melhorias de hardware tornarão o "Neo" capaz de reproduzir imagens em resolução 4K. O Giant Bomb diz, no entanto, que os jogos não precisarão rodar nativamente nessa resolução. Um ponto em que a Sony insiste, porém, é a taxa de quadros: os desenvolvedores precisarão fazer os jogos rodarem no "Neo" em uma taxa de quadros maior ou igual à do PS4 original, qualquer que seja a resolução.

Coexistência

Segundo as fontes citadas pelo site, a Sony não tem a intenção de fazer do "Neo" um sucessor do PS4, mas sim uma versão mais potente do console, que existirá ao lado do PS4 tradicional. Por esse motivo, ele não poderá ter jogos exclusivos, e os jogos lançados no futuro não poderão ter funcionalidades ou recursos periféricos que só existam para o "Neo".

Isso significa que os jogos lançados para o "Neo" não poderão ter, por exemplo, editores de fases ou outros recursos baixáveis que não rodem no PS4 original. Também significa que o "Neo" não poderá ter funções exclusivas de suporte ao aparelho de realidade virtual da Sony.

A intenção da empresa, segundo o Gant Bomb, é que os jogos lançados no futuro consigam rodar nas duas versões do console, mas aproveitar o hardware mais potente do "Neo" para oferecer gráficos melhores. Além disso, donos dos dois consoles poderão jogar juntos em jogos online na Playstation Network.

Preço

Embora a Sony tenha sequer confirmado o trabalho no "Neo", o site informa que o plano da empresa é vender a nova versão do PS4 a US$ 399 - o mesmo preço do PS4 original em seu lançamento. É provável que o preço da versão tradicional do PS4 seja reduzido quando a nova versão sair.

Por oferecer principalmente melhorias gráficas (e não recursos exclusivos), o "Neo" será uma espécie de versão "premium" do PS4 que jogadores mais exigentes poderão comprar. Conforme aponta o The Verge, no entanto, jogadores focados em jogos multiplayer competitivos poderão optar pelo "Neo" graças à taxa mais elevada de quadros (que pode lhes dar vantagens em alguns jogos).

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ