Nvidia revela nova placa de vídeo top de linha por US$ 1200

A Nvidia anunciou ontem a sua placa de vídeo Geforce GTX Titan X. A placa é a de melhor desempenho com a arquitetura mais recente da empresa, a Pascal, que também está presente nas GTX 1080, 1070 e 1060, e pode ser considerada a nova top de linha da empresa.

Voltada para gamers extremamente exigentes ou aplicações de aprendizagem de máquina, a Titan X tem 12GB de RAM GDDR5X (uma memória especializada para placas de vídeo) e 3584 núcleos de processamento CUDA rodando a 1,53GHz. Com essas configurações, a placa promete ser capaz de executar até 11,5 trilhões de operações por segundo (11 teraflops).A GTX 1080, em comparação, tinha capacidade de 8,9 teraflops.

Por outro lado, o consumo de energia da Titan X é cerca de 40% maior que o da GTX 1080, chegando a 250W - o que ainda faz com que ela seja muito mais econômica que as placas top de linhas das gerações anteriores da Nvidia. A placa terá saídas DisplayPort 1.4, HDMI 2.0b e DL-DVI, embora a empresa ainda não tenha revelado quantas de cada uma. Um vídeo apresentando a nova placa pode ser visto abaixo:

Segundo a empresa, a Titan X começará a ser vendida na América do Norte e Europa no dia 2 de agosto, por US$ 1200. Segundo o Engadget, diferentemente de outras placas da última geração da Nvidia, contudo, apenas o site oficial da empresa e "fabricantes selecionadas" poderão comercializar a placa.

As placas de vídeo são usadas em supercomputadores e sistemas de aprendizagem de máquina por conta de sua arquitetura específica. Como elas têm muitos núcleos paralelos de processamento, elas são melhores em realizar diversas tarefas simultâneas. Isso permite, por exemplo, que sistemas de aprendizagem de máquina "ensinem" os computadores mais rapidamente. 

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ