PlayStation Classic

PlayStation Classic já foi hackeado

Daniel Junqueira 10/12/2018 20h15
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Lançado na semana passada, o PlayStation Classic já foi hackeado. Algumas pessoas já descobriram como alterar os jogos e até mesmo instalar softwares extras no console plug and play da Sony, o que pode ampliar consideravelmente a oferta de games no dispositivo.


Os hackers yifanlu e madmonkey1907 estão entre os que conseguiram alterar arquivos do PlayStation Classic a partir da porta serial UART do console. Os hackers descobriram que a criptografia do aparelho é bem fraca, com a chave para acessar os dados está armazenada no dispositivo em si, e não em algum servidor da Sony.

Assim, o PlayStation Classic disponibilizado em lojas contém a chave para desativar a criptografia colocada pela Sony no aparelho, facilitando bastante a vida de quem quer mexer nas capacidades do console.

Os hackers começaram inserindo novos jogos de PS1 no aparelho. Como ele roda um emulador de código aberto do primeiro console da Sony, não foi muito difícil fazer o aparelho ler outros além dos 20 jogos inclusos na memória, e alguns dias após o lançamento já era possível rodar "Crash Bandicoot" no dispositivo, embora o desempenho estivesse longe do ideal.

Como ocorreu com a Nintendo

A ação rápida dos hackers para alterar o conteúdo disponível no PlayStation Classic lembra a movimentação deles quando a Nintendo lançou a versão em miniatura dos seus consoles: tanto o NES Mini quando o SNES Mini foram completamente modificados pouco após o lançamento, com a inclusão não só de mais jogos além dos disponibilizados na caixa, como também de emuladores de outros sistemas.

Em resumo, um NES Classic pode não apenas rodar jogos de NES, mas também de Super Nintendo, Mega Drive, Master System e diversos outros - até mesmo do PlayStation, embora a emulação esteja longe do ideal.

A tendência é que hackers aproveitem o chip do PS Classic e adicionem outros consoles no futuro também, além de outras aplicações. Um hacker já fez "Doom" rodar no console - o que não é uma tarefa exatamente complicada, mas adaptar o clássico de 1993 é sempre uma das primeiras ações de hackers com novos consoles e sistemas.

Nostalgia com problemas

O PlayStation Classic foi anunciado como uma edição comemorativa do primeiro console da Sony. Com design parecido com o original, mas em versão em miniatura, ele conta com 20 jogos armazenados na memória. Mas o lançamento do aparelho não agradou como era esperado.

A lista de jogos em si foi considerada fraca pelo público - e, quando jogadores descobriram uma relação de outros 36 títulos que teriam sido testados, mas não implementados no console, a situação ficou ainda pior, já que a lista dos rejeitados contava com diversos games que poderiam muito bem fazer parte do lançamento final.

Além disso, a emulação do console foi considerada decepcionante, com a maior parte das configurações escondidas dos jogadores. Alguns usuários descobriram que conectar um teclado USB permite alterar configurações do emulador, mas não são todos os acessórios que funcionam - e, mesmo com mudanças, o desempenho segue abaixo do esperado.

Games Sony PlayStation
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você