Pokémon Go fez cidadãos dos EUA darem 144 bilhões de passos a mais, diz estudo

Um estudo realizado pela equipe de pesquisa da Microsoft em Redmond, Washington, revelou que Pokémon Go teve um impacto extremamente positivo nos níveis de atividade física dos cidadãos dos Estados Unidos. De acordo com o estudo, o jogo fez com que residentes do país dessem um total de 144 bilhões de passos a mais em seus trajetos cotidianos, ao todo.

Mais especificamente, a pesquisa revelou que os jogadores de Pokémon Go dessem em média 1.473 passos diários a mais ao longo dos 30 dias depois de começarem a jogar. Isso significa que eles aumentaram seus níveis de atividade física em 25% em um mês. Essa melhora ocorreu igualmente entre diversos grupos demográficos, incluindo homens e mulheres de todas as idades, independentemente de seu peso. 

Metodologia

Os pesquisadores não tiveram acesso ao dados dos servidores de Pokémon Go, mas conseguiram realizar a pesquisa com dados dos usuários da Microsoft Band (uma pulseira inteligente da Microsoft que armazena na nuvem os dados de seus usuários). Primeiramente, eles levantaram os dados de atividade física de cerca de 30 mil usuários da pulseira.

Em seguida, eles acessaram o histórico de buscas desses usuários para avaliar se eles jogavam Pokémon Go. Se o usuário buscava por questões como "Como jogar pokemon go" ou "pokemon go evoluções eevee", os pesquisadores concluíam que ele era um jogador. Dessa maneira, eles conseguiram determinar que 1.420 usuários daquele grupo de 30 mil eram jogadores. 

Depois disso, o passo seguinte foi analisar os dados de atividade físca desses 1.420 jogadores nos 30 dias após a primeira ocasião em que eles fizeram uma busca desse tipo, e compará-los com os dados dos dias anteriores. Para garantir que nenhum outro fator contribuiu para a mudança (como uma súbita melhora na meteorologia), a equipe ainda comparou os dados deles com os de outros 50 mil usuários da Microsoft Band escolhidos aleatoriamente.

Abaixo, é possível ver o resultado dessas comparações. O eixo vertical representa o número de passos dados pelos usuários. O eixo horizontal mostra a evolução dos dias, com a linha vertical preta marcando o momento em que eles começaram a jogar Pokémon Go. A linha vermelha indica os níveis de atividade físca dos jogadores:

Reprodução

Vivendo melhor

Na opinião dos pesquisdores, o resultado que Pokémon Go teve nos níveis de atividade física dos jogadores nos EUA foi "significativo". "No curto prazo do estudo, estimamos que Pokémon Go tenha acrescentado um total de 144 bilhões de passos ao nível de atividade física dos Estados Unidos", dizem. 

Também há a vantagem de que o jogo conseguiu melhorar o nível de atividade física de muitos grupos diferentes de pessoas. "Os quatro principais aplicativos de saúde avaliados no estudo beneficiam majoritariamente uma população já muito ativa", consideram.

Isso não é apenas uma mudança de comportamento. Segundo os pesquisadores, "a atividade física ajuda as pessoas a manter um peso saudável e reduz o risco de diversas doenças crônicas". Numa frase de Robert Butler, o fundador do Instituto Nacional de Envelhecimento dos EUA, citada pelo MIT Technology Review, "se atividade física pudesse ser comprada como pílula, seria a pílula mais benéfica e amplamente receitada da nação".

Vivendo mais

Como a atividade física impacta positivamente a saúde, ela também impacta positivamente, por tabela, a expectativa de vida. Os pesquisadores calcularam que se os jogadores de Pokémon Go mantiverem os níveis de atividade física que o jogo lhes ajudou a conquistar, isso pode acrescentar cerca de 2,8 milhões de anos às vidas dos jogadores estadunidenses.

Para o mundo, o benefício deve ser semelhante. Na época de seu lançamento, ele cresceu mundialmente seu número de usuários num ritmo mais rápido que o Candy Crush. No brasil, ele também virou febre em menos de 24 horas, e chegou a ser o aplicativo mais baixado da loja oficial da Apple. Mais recentemente, no entanto, seu número de usuários ativos começou a diminuir

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ