Games e Consoles

1

Review: Sony Ericsson XPeria Play, o smartphone que também é console

Igor Lopes 14/09/2011 13h23
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Com um bom poder de processamento, o aparelho acerta em alguns pontos, mas ainda precisa crescer em outros aspectos

Em março, a Sony lançou na Europa o Xperia Play, que acabou se tornando conhecido mesmo como "Playstation Phone". Será que criar um console acoplado a um telefone foi uma boa ideia?

O aparelho roda a versão 2.3 do Android, a Gingerbread, e é bastante robusto: pesa 175 gramas e tem uma bateria que, segundo a Sony, aguenta 5 horas ininterruptas de jogos. A tela TFT de 4 polegadas, com resolução de 854 x 480 pixels, é grande o suficiente para um telefone, mas acaba se tornando bastante limitada para quem realmente gosta de jogar. O brilho também deixa um pouco a desejar: a tela é um pouco escura, principalmente se utilizada ao ar livre. Já o processador Scorpion de 1 GHz (single core), o chip gráfico Adreno 205 e os 512 MB de RAM oferecem uma boa performance, mesmo em jogos mais pesados.A memória interna de 400 MB pode ser expandida com cartões para até 8 GB e a câmera de 5MP, com flash LED, filma em 720p. Entre as conexões, ele oferece 3G, Wi-Fi, Bluetooth, USB, DLNA e aGPS. A navegação pelos menus e apps é simples: se você está acostumado ao ambiente Android, não terá problema algum com ele.

Você certamente deve estar cansado daqueles joguinhos sem graça de celular, que no final das contas não oferecem nenhuma diversão. Mas o Xperia Play, com certeza, muda essa impressão. Bem similar a outros portáteis, como o PSP e o próprio PlayStation, o Play é o primeiro smartphone Android projetado para jogar. Através de um gamepad deslizante escondido sob a tela, o aparelho se transforma num joystick com todos os comandos necessários para testar games como The Sims e Fifa 2010, que já estão disponíveis de graça no próprio celular. Esta é uma ótima opção para aqueles que não gostam tanto dos "botões virtuais" do iPhone, por exemplo. O controle é praticamente igual ao do Playstation mas, claro, por se tratar de um portátil, os recursos são um tanto limitados. A qualidade gráfica não deixa a desejar, nem a velocidade de processamento de cada game.

No total, o Play oferece seis jogos já pré-instalados no smartphone. No The Sims, por exemplo, você não vê tanta diferença assim do jogo oficial, já que é possível criar um personagem próprio, adicionar características e andar pela cidade à procura de emprego ou amigos. Há também um jogo de luta, e outro feito especialmente para o Play, o Crash Bandicoot, que foi originalmente lançado para o PSOne, em 1996. E não vamos nos esquecer do clássico Tetris, que também compõe essa lista. Porém, o game dispensa a necessidade do gamepad, e é jogado pelo touch screen.

Caso o usuário queira adquirir outros aplicativos, é fácil: basta acessar a opção pelo menu "Mais Jogos" para ser direcionado a uma espécie de miniloja, onde vários títulos estão disponíveis para compra e download direto no celular. Alguns podem ser baixados de graça, e outros possuem valores que giram entre R$ 6,99 e R$ 10,99 (os preços também variam de acordo com a operadora). Não é caro, mas também não é algo tão convidativo se você quer apenas matar saudades de títulos antigos.

É válido lembrar que o Play não funciona como um PSP, nem mesmo possui a qualidade do portátil. Segundo desenvolvedores do aparelho, o número de títulos para o smartphone deve crescer, dado o aumento do mercado de videogames desenvolvidos para dispositivos móveis. A Sony garantiu que já existem cerca de 100 jogos desenvolvidos para o Xperia Play. Será que podemos esperar por lançamentos como Need for Speed, Battlefield e Dead Space? Quem sabe...

Em resumo, a Sony foi pioneira ao tentar unir smartphone + console em um mesmo aparelho. Obteve êxito em alguns pontos, mas ainda tem o que melhorar, principalmente na adaptação e no preço de alguns títulos.

Games Smartphones Sony PlayStation review Sony-Ericsson
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você