Rockstar diz que filme da BBC sobre GTA é "bobagem aleatória"

Foi ao ar na noite desta terça-feira, 15, no Reino Unido, o filme "The Gamechangers". Produzido pela BBC, essa mistura de documentário e ficção conta a história dos bastidores da franquia de games Grand Theft Auto (GTA). No Twitter, a produtora do jogo, Rockstar Games, criticou o filme e disse que se trata de uma "bobagem inventada e aleatória".

O motivo para a reação negativa envolve questões legais. Em abril, quando a BBC ainda estava filmando "The Gamechangers", a Rockstar anunciou que entraria com um processo contra a emissora de TV britânica por "violação de marca registrada". A produtora diz que não foi consultada sobre o uso da marca "Grand Theft Auto" ou referências ao título.

 


"O Basil Brush estava ocupado? O que exatamente é essa bobagem inventada e aleatória?", postou a Rockstar no Twitter. Basil Brush é um personagem de programa infantil da BBC, uma espécie de raposa fantoche, que estrelou uma atração em 1984 chamada "Rentaghost".

Não foi apenas a Rockstar que decidiu se pronunciar contra o filme nas redes sociais. Ex-funcionários da antiga DMA Design, desenvolvedora dos primeiros títulos da franquia GTA (aqueles vistos de cima para baixo), também criticaram a aparente dramatização excessiva dos fatos.

"Menções à equipe de desenvolvimento: zero. Menções à existência de uma equipe de desenvolvimento: zero. Indo muito bem", escreveu Brian Baglow, roteirista do primeiro GTA. Já Mike Dailly, designer do mesmo título, postou: "Um dia, a mídia vai falar sobre um game e não vai tentar inventar a história de que só uma pessoa foi responsável... um dia".

 


O filme se concentra na disputa entre Sam Houser (Daniel Radcliff, o eterno Harry Potter), um dos fundadores da Rockstar Games, e o advogado americano Jack Thompson (vivido por Bill Paxton). Em 2002, os dois travaram uma batalha legal pelo direito de produção e comercialização do GTA nos EUA, após uma campanha promovida pelo advogado contra a violência excessiva nos jogos eletrônicos. Não há previsão de quando, e se, "The Gamechangers" será exibido no Brasil.

Via Ars Technica

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ