Second Life pode ser controlado com o pensamento

Capacete inventado no japão transforma pensamentos em ações no jogo

Redação Olhar Digital 15/10/2007 15h08
Logo Olhar Digital
A A A

Pesquisadores do laboratório de Engenharia Biomédica da Universidade de Keio, no Japão, desenvolveram uma forma de controlar um personagem no mundo virtual Second LIfe usando apenas o pensamento. O usuário veste um capacete que, ligado a uma máquina, faz um eletroencefalograma do cérebro, monitorando o córtex motor em busca de sinais correspondentes à intenção de mover pernas e braços. Uma interface traduz estes sinais em comandos de teclado, que são enviados ao jogo e movimentam o personagem.

 

Por enquanto a movimentação é bastante limitada, mas os pesquisadores estão confiantes de que a tecnologia pode ser aperfeiçoada para possibilitar a realização de gestos e movimentos mais complexos. Eles esperam que, um dia, a tecnologia possa ser usada por portadores de paralisia ou pacientes com sérias dificuldades motoras para que possam interagir, se comunicar e até “trabalhar” dentro do mundo virtual.

Games Diversão Second Life
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar a extensão Olhar Digital Ofertas em seu navegador!

Recomendados pra você