Plutão

Sonda que passa por Plutão é guiada por processador do PlayStation

Redação Olhar Digital 16/07/2015 11h52
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Uma das notícias mais comentadas da semana é a passagem da sonda New Horizons a 766 mil quilômetros de Plutão, a menor distância que uma sonda da NASA já esteve do planeta. Com a aproximação, a agência conseguiu as imagens mais nítidas já obtidas de Plutão.

Como já comentamos aqui, o processador utilizado para guiar a sonda é o mesmo que integrou o primeiro PlayStation, responsável por reproduzir gráficos de games como Final Fantasy VII e Metal Gear Solid. A peça foi reaproveitada em 2006 pela NASA para monitorar propulsores e transmitir dados da sonda New Horizon.

Essa não é a primeira vez que a agência reutiliza componentes. A sonda de última geração Orion, por exemplo, utiliza um processador produzido pela IBM em 2002.

Para que o dispositivo sobrevivesse no espaço em meio à radiação foram realizados alguns ajustes, mas não houve nenhuma grande modificação. O objetivo da New Horizon é ajudar astrônomos e cientistas a saber mais sobre o planeta e sobre o Cinturão de Kuiper, uma espécie de cinturão de asteróides maciços que circunda o sistema solar.


Via Kotaku

 

Nasa PlayStation espaço
Compartilhe com seus seguidores
Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você