God of war 3

Top 5: os jogos exclusivos mais memoráveis para PS3

Luccas Franklin, editado por Marcelo Gripa 03/06/2014 17h20
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Quando chega uma nova geração de consoles, é hora de olhar para trás e notar o avanço em relação aos anos anteriores, principalmente no que diz respeito aos jogos, que se tornam mais interessantes e bonitos.

Como o PS4 foi lançado há menos de um ano e ainda não possui tantos jogos, além de seu preço pra lá de salgado no Brasil (R$ 4.000), resolvemos resgatar os games mais memoráveis para PS3. A lista não pretende eleger os melhores, mas os que mais marcaram.

Os cinco títulos abaixo são exclusivos para PS3, ou seja, nada de Battlefield, Call of Duty, Fifa e GTA, que também saíram para Xbox 360.

Vamos lá!

God of War III (2010)

Poucos jogos foram mais esperados entre os donos de um PS3 do que God of War III. O jogo anterior, God of War II, havia sido lançado somente para PS2 em 2007, um ano depois do PS3 já existir, e deixou muitos jogadores com sede de um GOW para PS3. Três anos depois, em 2010, God of War III chega impressionando em termos de escala. Os chefes eram monstruosamente grandes, sendo até centenas de vezes mais altos do que o protagonista Kratos. A jogabilidade não mudou muito, mas o poder do novo console simplesmente transformou os gráficos e lapidou a jogabilidade de uma série que já era sucesso de público e crítica.

Veja o trailer abaixo:



Uncharted (2007)

Uncharted chegou com a "pedigree" da Naughty Dog, estúdio da Sony especializado em jogos de aventura (são eles, também, os criadores da série Crash Bandicoot), e mostrou que era possível fazer bons jogos de tiro em terceira pessoa, sem que fosse necessária uma história triste e mal-humorada. Nathan é um Indiana Jones moderno, em busca de El Dorado, a cidade feita de ouro. A jogabilidade é precisa, o jogo mistura bem tiro e plataforma, e a ação nunca para, usando uma história simples e personagens carismáticos para criar um jogo divertido do começo ao fim. O game ainda rendeu mais duas sequências, ambas lançadas para PS3.

Para entender melhor, veja o trailer abaixo:



Demon's Souls (2009)

Demon's Souls é difícil. Muito difícil. Esta é, provavelmente, a primeira coisa que você vai notar ao colocar as mãos no jogo, que é impiedoso do começo ao fim. A desenvolvedora From Software voltou às raízes do videogame com um título ao mesmo tempo difícil e justo, ou seja: quando você morrer (e você vai morrer), a sensação será de culpa e você vai tentar melhorar da próxima vez. 

Diferente de jogos como God of War, a ação é mais lenta, pensada, com cada espadada devendo ser planejada, já que os golpes tomam tempo para serem desferidos, de forma bastante realista. Este é o primeiro jogo de uma franquia que até agora possui Dark Souls e Dark Souls 2 como continuações, disponíveis para outros consoles e PC. Tome cuidado: este jogo pode fazer com que você quebre seu controle de raiva.

Veja pelo trailer abaixo se Demon's Souls é para você:



Heavy Rain (2010)

Heavy Rain é um daqueles jogos que você pode amar ou odiar, mas dificilmente ser indiferente. Ele não pode ser classificado como um jogo de ação, tiro, plataforma, ou nada parecido, pois é uma história interativa em que você escolhe quais atitudes seu personagem tomará na história. As escolhas vão tendo consequências e o jogo não possui um "game over" quando as coisas vão para o lado errado: a história se desenvolve até o fim, seja ele qual for. Ao terminar o jogo, é possível voltar para as cenas anteriores e tomar diferentes decisões, para descobrir quais mudanças ocorrem no futuro dos personagens. É um suspense policial importante, mas que pode não ser o que você está procurando. Heavy Rain pode não ter inovado muito em termos de jogabilidade, mas será visto como um importante marco na discussão dos "games como arte".

Veja o trailer:




The Last of Us (2013)

Mais um da Naughty Dog para a lista. The last of us é um jogo de sobrevivência, em um mundo pós apocaliptico habilitado por seres humanos transformados em clickers: um tipo de zumbi sem rosto que, embora não enxergue, consegue se localizar pelo som. O clima é de tensão, fazendo com que o jogador pense sempre em economizar recursos, ao invés de simplesmente matar tudo o que aparece pela frente, além de se preocupar com dois personagens ao mesmo tempo, usando a dupla para resolver os problemas apresentados. A história é interessante, os personagens são bem atuados e a atmosfera tensa é bem feita. Se você gosta deste tipo de coisa, The Last of Us vai te interessar, tanto pelo relacionamento entre os personagens, quanto pela jogabilidade.

Veja o trailer:



E aí? Acha que esquecemos de algum exclusivo bom? Deixe suas contribuições abaixo!
Games Sony PS3 PS4 Indie games
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você