Usuário faz Windows 95 rodar em um Xbox One; confira o vídeo

Rodar sistemas operacionais antigos em dispositivos modernos é uma das maneiras encontradas por fãs de tecnologia para demonstrar como os computadores de hoje superaram em tão pouco tempo os de ontem. Pensando nisso, um usuário decidiu testar como um Windows 95 funcionaria em um Xbox One.

Não chega a ser tão impressionante quanto fazer o sistema operacional da Microsoft, lançado na década de 1990, rodar em um Apple Watch ou Android Wear. Mas o feito demonstra como o modo desenvolvedor do Windows 10 funciona para que qualquer pessoa crie um aplicativo universal que rode em qualquer dispositivo com o sistema, como o Xbox One.

O Windows 95 que você vê no vídeo é executado dentro de um emulador, o Dosbox, que funciona como um app universal dentro do modo desenvolvedor do Windows 10. O aplicativo dificilmente será disponibilizado na loja virtual do Xbox, mas o experimento não deixa de ser bem curiosa. Veja:

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ