11 funções para personalizar seu Google Maps

O Waze é muito bom para ajudar no trânsito, mas o que a gente faria sem o Google Maps, não é mesmo? Ele ajuda a planejar rotas a pé, além de conseguir organizar viagens ao exterior e funcionar sem conexão à internet.

Por isso, hoje eu vou ensinar funcionalidades para você personalizar o seu Google Maps, baixar mapas, editar informações e muito mais! Vamos lá?

  1. Criar um usuário
    Antes de começar a usar o Google Maps, você precisa criar um usuário para salvar as configurações. Se o seu smartphone for um Android, a conta é criada automaticamente, mas se você tiver um aparelho iOS ou estiver usando o computador, é só entrar nas configurações do app e cadastrar um e-mail.

    Reprodução
     
  2. Enviar por e-mail
    Se você estiver usando o Google Maps no computador, pode enviar os mapas que você está vendo para o celular por e-mail. É só colocar o endereço e na aba lateral que aparece, clicar em “Enviar para o seu celular”. Depois, clique em “Enviar para: e-mail” e você receberá um link para acessar o local no aplicativo.

    Reprodução
     
  3. GPS
    O Google Maps funciona até mesmo quando o usuário está sem acesso à internet. A única coisa é que ele não consegue fazer pesquisas e marcar as rotas, mas você consegue ter acesso ao mapa como se fosse um GPS que mostra sua localização exata. Esse recurso é muito bom para quem vai viajar.
     
  4. Salvar mapas offline
    Se você já sabe que vai precisar do Google Maps, mas vai ficar sem internet, pode salvar os mapas quando estiver conectado para usar depois. É só você procurar a área, puxar a aba que aparece na parte inferior da tela para cima e clicar em salvar. 
    Depois disso, no caso do Android, clique em “Seus endereços” e depois em “Mapas offline”. Já no iOS, entre no seu perfil e procure “Áreas offline”, entre e clique no botão “+” para fazer o download da área.

    Reprodução
     
  5. Colocar marcadores
    Támbém dá para inserir endereços favoritos, para referência futura, sabe? É só deixar o dedo pressionado no local que irá aparecer um marcador vermelho e a aba inferior. Puxe a aba para cima e inclua uma etiqueta no local. Todos os endereços salvos ficam em “Seus locais”, no iOS, e em “Seus endereços”, no Android. 
    Na área dos endereços salvos, você também pode deixar pré-definidos os locais da sua casa e do trabalho, para facilitar na hora de pesquisar.

    Reprodução
     
  6. Street View no celular
    Muita gente acha que o Street View não funciona no aplicativo, mas tem como acessar a função sim! Na aba que abre quando você pesquisa um endereço, dá para encontrar as informações do local. Logo abaixo aparece as opções de ver fotos ou então de ver no Street View. Clique na segunda opção e divirta-se!

    Reprodução
     
  7. Editar o mapa
    Encontrou algum erro no mapa ou nas informações do local? Você pode ajudar a melhorar a precisão do Google Maps. É só clicar em “Sugerir uma edição” na aba que aparece quando você pesquisa um endereço; dá para informar se o local não existe mais, qual o horário de funcionamento, telefone, entre outros. Depois disso, as sugestões de modificação serão aprovadas pelo Google. 
     
  8. Rotas múltiplas 
    Sabia que você pode planejar uma viagem completa com vários pontos de parada no Google? Quando for incluir os endereços de saída e chegada, clique no botão “+” e inclua um ponto de parada. A função só está disponível para a versão na web, tá?

    Reprodução
     
  9. Recomendações de lugares
    Se você quer saber o que tem por perto do endereço que você está procurando, como bares, restaurantes, hotéis, entre outros, é só colocar um asterisco (*) depois do endereço na barra de pesquisa. Quando você fizer isso o Google vai mostrar vários pontinhos vermelhos que indicam os estabelecimentos; é só clicar neles para saber o que é cada um.
    Você também pode fazer pesquisas mais específicas, como o nome de um estabelecimento ou então só escrevendo “restaurante”, “museu” ou “farmácia” do lado do endereço, viu?

    Reprodução
     
  10. Editar o trajeto
    O Google Maps oferece opções de rotas, mas se você quiser pegar um atalho ou sabe que aquele pode não ser o melhor caminho, pode mudar essas rotas manualmente. Olha como é fácil: coloque o mouse sobre a linha azul para ver um ponto branco e arraste esse ponto para outro lugar a fim de alterar seu percurso. A ferramenta altera automaticamente distância e tempo de percurso.

    Reprodução
     
  11. Montar um mapa
    Se você precisa indicar o caminho para os amigos, pode fazer isso pelo Google Maps. É só você acessar o Google My Maps para criar um mapa indicando todos os pontos importantes e destacando o caminho correto.

    Reprodução 

E aí, consegui te ajudar?
Fique à vontade para interagir comigo, explorar os meus conteúdos e sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo.

Compras para o Natal? Não deixe de conferir a extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ