12 dicas para aproveitar mais o seu Windows Phone

Por mais que a gente saiba usar um celular, às vezes existem alguns truques escondidos que a gente não conhece. Eu listei 12 coisas que nem todo mundo sabe no Windows Phone, olha só:

  1. Letra maiúscula
    Colocar as letras em maiúsculo não é difícil, é só clicar em Shift (que é aquela tecla com uma setinha para cima) e digitar. Mas para deixar uma palavra ou frase inteira em letra maiúscula tem um jeito mais fácil ainda: escreva o texto normalmente, selecione a palavra que quer deixar em letra maiúscula e clique no Shift. Pronto!
     
  2. Central de notificações
    O Windows Phone também tem uma Central de Notificações, assim como o Android e o iOS. É só arrastar o dedo do topo da tela para baixo para aparecer uma nova janela. Aqui, além das notificações, também tem como ativar e desativar algumas funções, como Bluetooth, Wi-Fi e Modo Avião.

    Reprodução

    O legal é que você pode alterar esses atalhos de funções se quiser. Lá nas configurações, procure por “Notificações”. Depois disso, clique na opção de atalho que você quer trocar e escolha outra, como câmera, localização ou brilho de tela.
    Para apagar as notificações que você já viu, é só clicar na notificação e arrastar o dedo para a direita. 
     
  3. Mensagens automáticas
    Sabe quando você está ocupado e não consegue atender a uma ligação? Então, é possível enviar uma mensagem automática, informando que você não pode atender no momento. 
    Quando receber uma ligação, deslize o dedo para cima, clique na opção “Responder com texto” e escolha uma das opções de resposta. Você pode mudar as respostas lá nas configurações, viu? Clique em “Aplicação”, depois em “Telefone” e “Editar respostas”. 
     
  4. Tela de bloqueio
    O Windows Phone tem uma funcionalidade bem legal chamada “Tela de bloqueio”, que mostra as horas e algumas notificações do smartphone sem que você precise desbloquear o celular.

    Reprodução

    É só você acessar as configurações, depois “Tela de bloqueio” e ativar a função. Aqui, você pode escolher uma foto de fundo, senha para bloquear o celular e as notificações. 
     
  5. Economia de bateria
    Você não precisa se preocupar com a bateria, o sistema operacional tem uma função, chamada “Economia de Bateria”, onde dá para colocar no modo econômico, assim o celular consegue ficar mais tempo ligado, e ainda dá pra ver quais aplicativos estão gastando mais bateria. 
     
  6. Tela inicial
    Sabia que dá para personalizar a tela inicial do smartphone? Além de trocar e redimensionar os blocos dinâmicos, você também pode trocar a cor e até incluir uma foto. É só entrar em “Tela inicial+Tema”, lá nas configurações, para conseguir fazer tudo isso. 
     
  7. Tirar print
    Você também consegue tirar print da tela do Windows Phone. Para fazer isso, é só clicar no botão do meio (aquele com o símbolo da Microsoft) e no botão de ligar e desligar ao mesmo tempo. As imagens vão direto para o álbum de fotos. 
     
  8. Período de silêncio
    Tem períodos do dia que você não quer o celular tocando, não é mesmo? Quando está na hora de dormir ou então você está em uma reunião muito importante, dá pra ativar o “Período de Silêncio”. É uma função que permite desativar as notificações de chamadas e aplicativos durante períodos determinados do dia. Esse recurso pode ser ativado lá nas “Notificações”.

    Reprodução
     
  9. Projetar a tela
    Você pode projetar a tela do seu celular em um computador e até em uma televisão. Para fazer isso, é preciso instalar o aplicativo “Project My Screen” e depois conectar o celular e o outro aparelho através do cabo USB. Vá nas configurações, clique em “Project My Screen” e ative a função. 
     
  10. Controlar o volume
    É possível controlar o volume de músicas aplicativos e notificações de forma separada; assim você pode ouvir música e jogar sem precisar ficar ouvindo os sons do aplicativo! Para fazer isso, é só clicar no botão de volume do lado do celular; vai aparecer uma janela mostrando o volume total, clique no botão que fica no canto superior direito e pronto, vão aparecer todos os controles de volume.

    Reprodução
     
  11. Baixar mapas offline
    Se você não quer gastar sua franquia de internet enquanto está usando um mapa para se localizar, o Windows Phone permite que você baixe mapas quando estiver conectado a uma rede Wi-Fi para usar depois quando não tiver internet!
    Vá em “Configurações”, depois clique em “Aplicativos” e “Mapas”; aqui você tem a opção de “Mapas Offline”, é só clicar para acessar mapas de todo o mundo e fazer o download.
     
  12. Sensor de dados
    O Windows Phone tem um recurso que permite controlar o seu consumo mensal de internet. É só entrar no “Sensor de dados”, lá nas configurações. Dá para saber quais aplicativos estão consumindo mais o seu plano de dados e ainda definir um limite mensal para o gasto (o celular envia alertas quando estiver próximo de ultrapassar esse limite).

Na semana que vem eu vou trazer algumas dicas sobre o Android, viu? Fique de olho aqui no meu canal! E sempre que quiser falar comigo, use a #LuExplica nas redes sociais.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ