5 maneiras de proteger seus olhos da luz azul dos smartphones

Olhar para a tela de um smartphone por longas horas não é saudável. Além de ficar com a vista cansada, você também pode ter alguns danos na visão e ainda atrapalhar o sono. Para você não ficar correndo nenhum risco, eu separei umas dicas que vão ajudar você a proteger os seus olhos:

  1. Brilho
    Para começar, tente sempre manter o brilho do celular no mínimo, porque assim você evita ficar muito tempo exposto a luz azul da tela.
    Você também pode ativar o Modo Noturno ou Night Shift para que a tela fique um pouco mais amarelada. No iPhone é bem fácil: é só entrar em “Ajustes” e depois em “Tela e Brilho”. 




Já no Android, se o seu sistema for o Android Nougat ou um mais recente, é só entrar nas configurações, depois em “Tela” e entrar em “Modo Noturno”. Caso o seu sistema seja mais antigo, você pode baixar um aplicativo como o Bluelight Filter.



  1. Regra do 20/20/20
    Gente, os nossos olhos não foram feitos para olhar para curtas distâncias por muito tempo, por isso é sempre legal alternar entre olhar para um objeto perto e outro distante. Para ajudar existe a regra do 20/20/20, ela funciona assim: a cada 20 minutos que você passar olhando para o smartphone, você precisa parar e olhar para algum objeto a, pelo menos, 20 pés de distância (que dá uns 6 metros mais ou menos) por 20 segundos.
    Além disso, após cada quarenta ou cinquenta minutos usando o celular, faça uma pausa de dez ou quinze minutos, tá?

  2. Distância
    Outro hábito muito comum e que prejudica demais os olhos e colocar o celular muito perto do rosto. A distância ideal é de uns 45 centímetros do rosto, ou seja, nada ficar muito perto do celular.

  3. Película antirreflexo
    As películas antirreflexo podem ajudar a reduzir a luz que é emitida pelo celular e deixar mais confortável o uso prolongado do aparelho.

  4. Colírio
    Olhar muito tempo para uma tela resseca os olhos. Para evitar isso, você pode tentar piscar mais vezes, usar um colírio ou até lavar os olhos de tempos em tempos.

E aí, gostou das dicas? E sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo. Ah, e você também pode acompanhar o meu canal no YouTube para ficar sabendo mais sobre aplicativos, dicas sobre tecnologia e produtos, como celulares, tablets, computadores e muito mais! É só clicar aqui e se inscrever.


Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ