Algumas funções que você talvez não conheça no WhatsApp

No início do ano, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou que o WhatsApp já tinha 1 bilhão de usuários em todo o mundo! É muito usuário, né gente? A rede social comprou o aplicativo de mensagens instantâneas em 2014 por US$ 22 bilhões.

O app é bem fácil de usar: é só adicionar o número de celular de um amigo e começar a trocar mensagens. Mas, O WhatsApp tem alguns segredinhos que talvez você não conheça. Então, vem comigo conhecer essas funções:

Trocar o número
Você sabia que dá para mudar o número de seu celular sem perder as suas conversas? Olha só que fácil: é só entrar nas configurações do app, acessar as informações da sua conta e alterar o número cadastrado. Assim o seu perfil, grupos e conversa continuam sendo os mesmos.

Criar atalhos
Muita gente não sabe, mas você pode criar um atalho de conversas específicas e colocar na tela inicial do seu smartphone. Assim, você não precisa ficar entrando no aplicativo para falar os contatos com quem você mais troca mensagens, é só clicar no atalho da conversa! Muito legal, não é mesmo?
Mas olha só: essa função está disponível apenas para aparelhos com sistema operacional Android, tá? Vá até a conversa em questão e clique nos três pontinhos no lado superior direito da tela. Lá, escolha a opção “Mais” e selecione o “Adicionar atalho”.

Reprodução

Esconder informações
Sabia que o WhatsApp tem alguns recursos que te ajudam a manter a privacidade? Por exemplo, dá para escolher quem pode ver sua foto de perfil, seu status e até saber quando foi a última vez que você entrou no aplicativo.
É só ir em “Ajustes”, depois em “Conta” e “Privacidade”. Nas opções de foto, status e visto por último, dá para escolher em todo mundo pode ver, apenas os seus contatos podem ver e ninguém poder ver.
Aqui, você também pode cancelar o recibo de leitura, que são aquele ois tiques azuis que aparecem do lado da mensagem enviada, sabe? Mas atenção: se você fizer isso, também não vai conseguir saber quando alguém leu suas mensagens também.
E tem mais, olha só: Você também pode impedir quer o aplicativo exiba o conteúdo das mensagens nas notificações. Vá em “Ajustes”, “Notificações” e desative o “Mostrar Pré-visualização”. Mas esse recurso está disponível somente para o sistema operacional iOS, tá?

Download automático
O aplicativo salva as imagens e vídeos recebidos em conversas diretamente no rolo da câmera. Além de ocupar espaço na memória do aparelho, essa função também gasta os dados da franquia de internet. Mas tem um jeito bem fácil de resolver isso!
No iPhone, vá em “Ajustes”, depois em “Ajustes de Conversa” e desligue o botão de Salvar Mídia Recebida. Para limitar o uso do 3G, vá em “Uso de Dados” e altere quando os arquivos podem ser baixados. Você pode escolher entre fazer download automático apenas quando estiver usando uma conexão Wi-Fi ou nunca fazer download sem que você autorize!
Já no Android, entre em “Configurações”, “Opções de conversa” e “Download automático de mídia”. Desmarque todas as opções “Imagens”, “Áudio” e “Vídeos”. Depois disso, volte para o menu anterior, escolha “Quando conectado ao WiFi” e também desmarque as opções.

Enviar mensagem para mais de um contato
Você pode enviar mensagens para várias pessoas sem precisar criar um grupo. Vá na função “Listas de Transmissão” ( no caso do iPhone) ou “Nova Transmissão” (para Android), clique na função e selecione os contatos para quem você quer mandar a mensagem. Dessa forma, você manda uma mesma mensagem para várias pessoas e cada uma delas a receberá como se fosse individual.

Acessar pelo computador
Você não precisa gastar a bateria do seu smartphone, porque dá para usar o aplicativo no computador! Lá nas configurações, clique em “WhatsApp Web”. Depois disso acesse o site indicado pelo aparelho e posicione o seu celular na frente da tela para ler o QR Code. Agora você poderá conferir suas conversas toda vez que acessar o site por esse mesmo computador.

Reprodução

Editar o texto
Outra função bem legal é a de deixar o texto em negrito, itálico ou riscado. Para fazer isso, digite asterisco (*), underline (_) ou til (~) antes e depois da palavra ou frase que você quer editar. Olha só como funciona:

Se você escrever *Lu no Olhar Digital* o texto vai ficar assim: Lu no Olhar Digital
Se você escrever _Lu no Olhar Digital_ o texto vai ficar assim: Lu no Olhar Digital
Se você escrever ~Lu no Olhar Digital~ o texto vai ficar assim: Lu no Olhar Digital

Fazer backup
Os backups de conversa são automáticos no Whatsapp e ocorrem uma vez por dia, mas dá para salvar a conversa na hora que você quiser. Vá em “Configurações de conversa” e clique em “Salvar conversas”. Lá você verá o horário do último backup e poderá salvar suas mensagens. No iPhone, as mensagens ficam salvas na nuvem, enquanto no Android elas ficam no próprio aparelho.
E olha como é bom fazer o backup! Se você apagou uma conversa sem querer, não precisa se preocupar. É só desinstalar o aplicativo e instalar novamente. Logo que você fizer o novo cadastro, aparecerá a opção de recuperar conversas antigas que foram salvas no backup.

Favoritar mensagens
Sabe aquela mensagem superimportante com dados essenciais que você recebeu? É só pressionar o dedo em cima da mensagem desejada e clicar na estrela que aparecerá como opção no canto superior da tela. Ela será encaminhada para a sua seção de favoritos e você poderá acessar a hora que quiser.

Pesquisar por conversas
Caso você queira pesquisar por uma assunto específico que você falou com alguém, o WhatsApp tem uma solução bem fácil para fazer isso. Olha só: na tela das conversas, deslize o dedo para baixo; irá abrir um campo de buscas, pesquise pos palavras-chaves que você tenha utilizado e ele irá exibir as últimas pessoas com quem você conversou sobre o assunto.

Pronto, depois dessas dicas você vai se tornar um mestre no WhatsApp!

E fique à vontade para interagir comigo, explorar os meus conteúdos e sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo.

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ