Educação - Lu Explica

Aprenda a usar o smartphone para estudar

Juliana Américo 27/07/2016 10h03
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Gente, a tecnologia ajuda em tanta coisa, não é mesmo? Ficou mais fácil falar com os amigos e familiares, ter acesso a notícias, encontrar o caminho para lugares que a gente não conhece e sabe o que mais? Estudar!

Isso mesmo! Dá para baixar vários aplicativos que ajudam na hora dos estudos. Olha só!

Cadernos
Sabia que dá para transformar o seu celular em um caderno? Apps como o Evernote, DropANote, CopyNow, My Precious e Memono permitem criar cadernos para cada matéria da escola ou faculdade. O mais legal é que dá para incluir fotos e áudios nas suas anotações, além de ter como enviar tudo por e-mail para o computador e até compartilhar com os colegas de classe.

Olha só: o Evernote está disponível tanto para iOS, o sistema operacional do iPhone, quanto para Android, do Google. É só ir na loja de aplicativos (App Store ou Google Play, respectivamente) e fazer o download. Já os outros três apps são só para iPhone, mas existem opções para o Android, como o Caderno, Notebook e Moleskine Journal, tá?

Dá também para aproveitar o celular para fazer anotações rápidas. O aplicativo Post-it Plus, por exemplo, consegue reunir todas as anotações que você deixa espalhadas nos papéis adesivos. É só tirar uma foto da anotação que ele guarda tudo para você e também dá para fazer anotações no próprio aplicativo. Esse aqui está disponível só para iOS, mas se você tiver um smartphone Android, pode baixar o Sticky Notes+.

Outro app que pode te ajudar é o Photomath. Ele não é um caderno, mas ajuda a resolver questões de matemática com apenas uma foto. É só tirar uma foto do problema que ele mostra a resposta passo a passo para saber onde você está com dúvida. Ele está disponível para os dois sistemas operacionais.

Reprodução

Calendários
Você não precisa mais ficar anotando as rotinas de aulas e estudos em uma agenda. Os aplicativos inClass e Study Cal, por exemplo, ajudam a organizar os horários de aula e ainda têm espaço para fazer algumas anotações importantes, como dia de prova, entrega de trabalho e lição de casa. Esses apps estão disponíveis só para iPhone, quem tem Android pode usar o My Class Schedule e o Agenda do Estudante.

Reprodução

Provas
Está prestando vestibular, Enem, prova da OAB ou algum concurso público? Tem aplicativo para ajudar a estudar para tudo isso também! O OAB de Bolso, Concursos de Bolso, Passei! Enem, AppProva, Formulando e Questões de Vestibular têm simulados das provas para você se preparar. Esses apps estão disponíveis para Android e iOS.

Reprodução

Cursos
Outra coisa bem legal é que dá para assistir aulas pelo smartphone. Você pode aprender outros idiomas sem precisar sair de casa e de graça com o Duolingo, ABA English, Memrise e o Babbel, por exemplo.
Gente, esses apps tem aulas curtinhas que trabalham a gramática, escrita, fala e audição do aluno para conseguir aprender outras línguas. O Duolingo tem até um aplicativo para você testar o seu conhecimento, o Test Center!

Gente, esses aplicativos estão disponíveis para os usuários de Android e iOS!

Reprodução

E não é só curso de línguas que tem, o app Curso de Bolso tem cursos sobre vários temas, como administração, culinária, esportes, informática, entre outros. É só escolher um e ver a apresentação. Todos esses apps estão disponíveis para iOS e Android, tá?

Pronto! Agora você já sabe como aproveitar o smartphone na hora de estudar e só tirar nota 10!
E sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo!

Aplicativos Educação Dicas Tecnologia Lu Explica
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você