Como descobrir quando a pilha está descarregada

Você já teve dificuldades para descobrir se uma pilha estava cheia ou descarregada? Então precisa dar uma olhada nessa dica que eu descobri que vai te ajudar a resolver esse problema de um jeito bem fácil.

Gente, tudo o que você precisa fazer é jogar a pilha no chão! Calma, que eu já vou explicar. Quando a pilha está cheia, ou com até uns 50% de carga, ela não pula quando você a joga no chão, enquanto as vazias quicam mais de uma vez.

Isso acontece porque as pilhas gastas costumam ter o polo negativo mais separado do resto da estrutura. Quando a pilha vai ficando gasta, a pressão interna sofre umas alterações e ela fica meio estufadinha.

Para você fazer o teste, só vai precisar de duas pilhas, de preferência uma que esteja completamente cheia, para ser usada de modelo, e uma superfície dura – o ideal aqui é não usar uma mesa de madeira, porque a madeira acaba absorvendo o impacto; prefira a bancada de pia ou até mesmo o chão.

Ah, e as pilhas têm que ser alcalinas, não podem ser aquelas recarregáveis porque não tem mudança na pressão interna e ela continua com a mesma forma, tá?

Agora, jogue a pilha de pé de uma altura de 15 centímetros. Você vai reparar que a pilha cheia bate no chão e já tomba para o lado ou até para de pé; já a pilha vazia ou que está com pouca carga vai bater no chão e pular de novo ou quicar algumas vezes. Se você tiver dificuldade de perceber a diferença, pode usar a gravação em câmera lenta do celular.

Só para você ver como a carga faz diferença no pulo da pilha, eu peguei essa imagem de um teste realizado na Universidade de Princeton com dez pilhas, cada uma com uma porcentagem de carga.

Olha só, a pilha da esquerda está totalmente cheia, enquanto a da direita está vazia. Tá vendo que o pulo é mais alto?

Reprodução

Mas gente, se a pilha pular, não precisa jogar ela fora de uma vez, porque na imagem dá para ver que mesmo com um pouquinho de carga ela já quica um pouco mais, tá?

Prontinho, agora você já sabe como descobrir quando a pilha está descarregada! E sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo. Ah, e você também pode acompanhar o meu canal no YouTube para ficar sabendo mais sobre aplicativos, dicas sobre tecnologia e produtos, como celulares, tablets, computadores e muito mais! É só clicar aqui e se inscrever.


Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ