Como fazer a bateria do notebook durar mais

Por mais que dê para fazer um monte de coisa com os smartphones, os notebooks ainda são muito usados na hora de estudar e trabalhar. Por isso, a bateria deles precisa durar bastante para dar conta de tudo que a gente precisa fazer, não é mesmo? 

Então, olha só algumas dicas de como economizar a bateria do notebook:

Tela
Para começar, regule o brilho da tela. Elas costumam ser as maiores culpadas pelo consumo da bateria. Ou seja, quanto mais brilho a tela tiver, de mais bateria ela vai precisar. E se você tem um computador com teclado iluminado, é importante desativar essa função também para ajudar na economia, tá?

Reprodução

Wi-Fi e Bluetooth
Desligue o Wi-Fi e o Bluetooth sempre que não estiver usando. Assim, o aparelho não gasta bateria procurando sinal e você ganha um tempinho a mais de carga.

Economia de energia
Normalmente, os notebooks contam com um modo de “Economia de energia”. Quando você ativa essa função, o próprio aparelho reduz a iluminação e fecha recursos não essenciais, como efeitos de transparência em janelas, mudança automática de papel de parede e protetores de tela com animações.

Uso
Sabe quando você deixa várias páginas abertas na internet, fica escrevendo no Word e arrumando suas fotos em pastas, tudo ao mesmo tempo? Então, isso exige muito do seu notebook e faz ele gastar mais bateria. Por isso, tente fazer apenas uma atividade por vez, viu?

Limpeza
Para garantir que a sua bateria dure muito tempo, também é preciso limpar de vez em quando. Se ela for removível, limpe com um cotonete ou pano seco a cada dois meses sem apertar muito, só para tirar o pó.

Reprodução

Limpeza dos arquivos
Aproveite que você está fazendo uma limpeza e reveja os documentos, fotos, vídeos e softwares guardados no seu computador, porque quanto mais cheio ele estiver, mais bateria irá gastar, viu?

Temperatura
Tome cuidado com a temperatura do seu notebook, porque se a bateria superaquecer, ela vai perder a vida útil. Por isso, não carregue o notebook na mochila em dias de calor e evite usar o aparelho em cima de cobertores, panos ou travesseiros porque eles podem tampar a passagem do ar.

Aplicativos
Outra dica importante é sobre os aplicativos de músicas, como o Spotify, por exemplo, ou então de filmes, como o Netflix. Eles consomem muita bateria porque precisam usar a conexão de internet o tempo todo. Então, quando estiver longe da tomada, é melhor ouvir as músicas que estão na memória do seu note ou o aplicativo no modo offline, tá?

E não precisa se preocupar com aqueles mitos de que não pode deixar o notebook ligado na tomada caso a bateria já esteja completa ou então de que é preciso tirar a bateria se for usar o note direto na tomada! Hoje em dia, as baterias são todas de íons de lítio e não tem o efeito memória, que antigamente era responsável pela diminuição da capacidade de armazenamento se não fossem usadas direito.

E aí, consegui te ajudar? Então fale comigo nas redes sociais usando a #LuExplica!

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ