Como proteger mouse e teclado sem fio de ataques hackers

A tecnologia já evoluiu tanto, que hoje em dia a gente não precisa de um monte de fio para conectar o computador com o mouse, teclado, fone e vários outros dispositivos. Mas como muitos desses aparelhos agora têm conexão sem fio, você precisa tomar cuidado para que eles não sejam invadidos por um hacker.

Para facilitar, eu separei algumas dicas de segurança que vão te ajudar a proteger o mouse e teclado wireless! Olha só:

  1. Segurança nativa
    Antes de sair comprando um mouse ou teclado sem fio, dê uma olhadinha se a fabricante oferece algum tipo de segurança nativa no próprio aparelho. Esse tipo de informação pode ser encontrado na embalagem ou site da empresa, tá?

  2. Atualização de Firmware
    Firmware são as instruções operacionais programadas diretamente no hardware do aparelho, ou seja, é ele que diz para o teclado ou mouse como funcionar corretamente. Fique sempre de olho no site da fabricante, porque, de tempos em tempos, ela pode liberar uma atualização de firmware que corrige erros de segurança.

  3. Bloqueio do PC
    Outra dica é configurar as opções de administrador e bloquear qualquer tentativa de alteração no computador que pode facilitar o acesso ao teclado e mouse. É bem fácil fazer isso; entre nas “Configurações”, depois em “Contas” e em “Outras pessoas”. confira se o seu usuário está classificado como “Administrador”.



Agora, na barra de pesquisa, digite “Administra”, vai aparecer uma lista com várias opções. Clique em “Alterar configurações de controle de conta de usuário” e mude o controle de “nunca notificar” para “Sempre notificar”, assim, você vai ficar sabendo sempre que algum aplicativo ou programa tentar instalar alguma coisa no seu computador ou quando alterações forem feitas nas configurações.



Tudo isso evita que o mouse ou teclado sejam acessados através de programas maliciosos ou vírus que estão escondidos no computador.  

  1. Criptografia
    Essa dica aqui não é para evitar que um hacker invada o mouse ou teclado, mas para proteger os seus arquivos salvos no computador caso alguém consiga acessar através dos acessórios, tá? Se você estiver em um documento de Word, Excel ou PowerPoint pode criptografá-lo para impedir que outra pessoa consiga ver o que tem dentro. É só entrar em “Arquivo” e clicar em “Proteger documento”. Agora, escolha a opção “Criptografar com senha” e crie uma senha, assim, sempre que alguém for acessar esse arquivo vai precisar ter a senha.

E aí, consegui te ajudar? E sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo. Ah, e você também pode acompanhar o meu canal no YouTube para ficar sabendo mais sobre aplicativos, dicas sobre tecnologia e produtos, como celulares, tablets, computadores e muito mais! É só clicar aqui e se inscrever.


Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ