Confira 19 dicas para aproveitar melhor a tecnologia

A tecnologia tem muita coisa interessante, né? Tanto que até quem sabe muito sobre o assunto, não conhece tudo que dá para fazer no celular, Wi-Fi, redes sociais e muito mais! Por isso, eu separei algumas dicas de tecnologia que todo mundo precisa conhecer! Olha só?

Bateria

Reprodução1. Brilho

Sabia que a tela do celular é o componente que mais gasta energia? Por isso, se você está querendo economizar bateria, o ideal é reduzir o brilho da tela e não deixar no modo automático, tá?

2. Modo avião

Se você está precisando economizar bateria ou quer carregar o aparelho o mais rápido possível, o modo avião pode te ajudar! Como ele desliga todas as conexões, o smartphone não fica procurando por uma rede 3G, Wi-Fi ou Bluetooth e isso faz a bateria durar por mais tempo ou carregar mais rápido!

3. Esquentou

Gente, calor e bateria não combinam! As altas temperaturas podem estragar a bateria, causar danos permanentes e, em casos graves, até explodir e pegar fogo. Então, nada de deixar o celular no sol quando estiver na praia ou usando o GPS.

E se você sentir que o aparelho está esquentando muito enquanto você usa, desligue o celular e deixe ele descansando por um tempo. Também é uma boa ideia tirar a capinha de proteção quando for carregar a bateria, viu?

4. Nem 0% e nem 100%

Os celulares mais antigos tinham um problema de vício de bateria, que fazia com que a carga não durasse muito caso o aparelho ficasse muito tempo ligado na tomada. Hoje em dia, a gente já não tem mais esse problema, mas não significa que não tem que tomar alguns cuidados. 

Nas baterias mais modernas, o ideal é deixar a carga entre 20% e 80%. Isso porque toda vez que a bateria atinge 0% ou 100% é como se ela estivesse começando um novo ciclo de carga e esses ciclos são limitados, então se você deixa o smartphone sempre no 100% ou deixa acabar a bateria, a vida útil dela diminui.

5. Guardar

Trocou de celular e quer guardar o antigo para emergências? A dica aqui é nunca deixar a bateria totalmente descarregada. O ideal é guardar sua bateria com cerca de 40% ou 50% da carga. Sabe por quê? As baterias vazias que foram guardadas por muito tempo se tornam instáveis e podem até causar explosões. Além disso, ela costuma perder de 5% a 10% de energia a cada mês que está parada.

Wi-Fi

Reprodução6. Equipamentos antigos

A gente costuma trocar de celular e até de computador com uma certa frequência, né? O problema é que a gente não costuma fazer isso com o roteador e, muitas vezes, o seu sinal de Wi-Fi está ruim porque o equipamento está muito velho. 

O que acontece é que os tipos de conexão de rede evoluem e se você está com um celular muito recente, uma super conexão de internet, mas com um roteador muito velho, os dois aparelhos não vão conseguir se conectar direito e o seu roteador não vai conseguir transmitir toda a internet que você está recebendo.

7. Local

O lugar onde você instala o seu roteador pode fazer toda a diferença na hora de espalhar o sinal pela casa. O ideal é ele ficar no centro do ambiente e em um lugar alto. Além disso, equipamentos como telefones sem fio e micro-ondas podem causar interferência no sinal, então evite deixar perto do roteador.

8. Alcance

Existem algumas formas de você melhorar o alcance da rede Wi-Fi. Você pode usar um repetidor de sinal, que se conecta na sua rede e espalha o sinal pelo ambiente, por exemplo. Também dá para usar um Powerline, que é um aparelho que usa a rede elétrica da sua casa para espalhar o sinal. O legal é que ele é ideal para ambientes muito grandes ou em casas com mais de um andar.

9. Reinicie com frequência

Como o roteador costuma esquentar, ele pode ter algumas travas no sistema que acabam causando problemas de conexão. A melhor forma de resolver isso é reiniciando o aparelho de tempos em tempos e até deixar ele desligado por um pequeno período.

Memória

Reprodução10. Nuvem

Ter memória sobrando no celular ou no computador nem sempre é fácil. São tantas fotos, músicas, vídeos, aplicativos e arquivos, que sobra pouco espaço para mais coisas. A dica é usar um serviço de armazenamento em nuvem. Nele você consegue deixar salvos todos os seus documentos e o legal é que dá para acessar de qualquer lugar, porque ficar tudo salvo na internet.

11. WhatsApp

Pode não parecer, mas o WhatsApp ocupa bastante espaço no celular. A dica é sempre fazer uma limpeza nas conversas e apagar aquelas mais antigas. Além disso, aproveite para apagar as fotos e vídeos recebidos; você vai perceber que vai liberar um bom espaço na memória!

12. Limpeza

Aproveitando que você fez a limpeza no WhatsApp, que tal fazer aquela limpeza no celular também? Apague os aplicativos que você não usa, fotos repetidas, músicas que não escuta e vídeos muito pesados.

Se quiser, você também pode reiniciar o celular. Quando você desliga e liga o aparelho, ele aproveita para fazer algumas correções no sistema e apagar arquivos temporários que acabam ocupando espaço.

Internet móvel

Reprodução13. Evite áudios

Se você está querendo economizar a internet móvel, a recomendação é evitar mensagens de áudio! Prefira mensagens escritas ou SMS e evite ficar enviando mensagens de áudio ou vídeo chamadas. Você pode acabar gastando, no mínimo, 3MB por 5 minutos de áudio e 20MB por 5 minutos de vídeo chamada, viu?

14. Segundo plano

Alguns aplicativos consomem dados mesmo quando não estão ativos, como as redes sociais e e-mail – eles continuam usando a internet para que você possa receber as notificações. Para evitar isso, veja quais aplicativos estão ativos em segundo plano e quanto eles estão gastando de internet.

No iPhone, vá em “Ajustes”, “Geral” e “Atualização em 2º plano”; agora é só escolher aqueles que só podem ter acesso a internet enquanto estiverem sendo usados. Se quiser ver o quanto cada app consome, vá em “Celular”, lá em “Ajustes”.

No Android, vá em “Configurações”, “Dados móveis” e procure pela opção “Uso de dados”. Você vai ver em detalhes a quantidade de megabytes ou gigabytes que você já consumiu e o quanto cada aplicativo teve de participação nesse consumo. Para desabilitar a atualização em segundo plano, é só selecionar um app.

15. Melhorar o sinal

Ficou sem sinal? Não precisa se preocupar, porque tem algumas coisas que você pode fazer para melhorar a conexão no celular. Para começar, procure um bom lugar para usar o aparelho. Em ambientes fechados e com muita gente é normal ficar com dificuldade para encontrar sinal de celular. Além disso, lugares altos também costumam ter um sinal melhor porque não têm interferências de árvores e construções.

E você sabia que a mão que você segura o celular pode interferir no sinal? Nos aparelhos mais modernos, a antena fica dentro do smartphone e sua mão pode causar interferência! Como a posição da antena varia de aparelho para aparelho e não dá para saber exatamente onde ela está, você pode mudar a mão que está segurando o celular para deixar a antena livre. Curioso, não é mesmo? 

16. Melhor operadora

Se você quer saber qual operadora funciona melhor na sua região, pode usar o aplicativo SIMET Mobile. Ele mede a qualidade de sinal e conexão das operadoras de telefonia e te mostra qual é a melhor.

Assim que você abrir o app, acesse o menu e clique em “Mapa de qualidade”. Você vai ver uma lista de operadoras disponíveis. Pode ser que não apareça a operadora que você está procurando e isso significa que nenhum usuário do aplicativo fez o teste de qualidade daquela operadora naquele lugar, tá?

Segurança

Reprodução17. Senha

Quando fizer cadastros, não coloque senhas fáceis de descobrir, como datas de aniversários, nomes de parentes, times de futebol ou sequências numéricas, como 1234. Quanto mais difíceis forem as senhas, mais difícil é de descobrir! Uma boa dica é misturar letras e números e também colocar algum diferencial, como uma letra maiúscula, por exemplo. Também é muito importante não usar a mesma senha em vários sites. Procure ter uma senha diferente para cada cadastro novo e troque as senhas com regularidade.

18. Compras e bancos

Olha só, quando for entrar em algum site de banco ou até comprar produtos pela internet, veja se tem um cadeado verde na barra de endereço ou se o endereço começa com https. Isso significa que as suas informações estão seguras, tá?

19. E-mail e WhatsApp

Sempre desconfie de e-mails e mensagens enviados por remetentes desconhecidos e tenha cuidado quando for clicar em links compartilhados nas redes sociais e também por e-mail, pois eles podem ter algum tipo de vírus.

E aí, gostou das dicas? E sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo. Ah, e você também pode acompanhar o meu canal no YouTube para ficar sabendo mais sobre aplicativos, dicas sobre tecnologia e produtos, como celulares, tablets, computadores e muito mais! É só clicar aqui e se inscrever. Aproveite e acompanhe também as novidades no meu Facebook!

Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ