Conheças os sistemas operacionais para Smart TVs

Eu sempre falo das vantagens e funcionalidades das Smart TVs, né? Já tem até no programa do Olhar Digital, olha aqui! Mas hoje vou explicar um pouco mais sobre o sistema operacional delas. Assim como os smartphones, as televisões inteligentes precisam de sistemas operacionais para conseguirem acessar a internet e oferecer aplicativos para melhorar a interação com o usuário. 

Na verdade, todos têm as mesmas funções principais: uma loja de aplicativos, acesso à internet e possibilidade de interação com outros dispositivos, como smartphones, tablets e notebooks. Mas eles também têm algumas diferenças, por isso, vou te mostrar um pouquinho de cada um:

Android TV
O Google praticamente levou a interface do celular para a televisão. Por isso, a experiência de uso é muito semelhante. Entre os principais recursos estão a pesquisa de voz e o Google Now, que é a assistente virtual do aparelho. Dá para pesquisar filmes, procurar jogos, encontrar novos aplicativos e até perguntar sobre a previsão do tempo. 
Outra coisa bem legal é que a loja é o Google Play, então você pode ter acesso a uma série de com filmes, seriados, aplicativos, músicas e jogos. As marcas Sony e Philips utilizam esse sistema, ta?

Reprodução

WebOS
Ele se destaca pela facilidade de navegação, bastante intuitiva. E olha só que legal! O WebOS tem uma função chamada Quick Settings, que permite ajustar a televisão sem precisar interromper o que está sendo assistido. E tem também uma loja de conteúdo exclusivo para TVs 4K. 
Mas como só a LG utiliza esse sistema, alguns aplicativos podem acabar ficando desatualizados.

Reprodução

Tizen
Foi desenvolvido pela Samsung em parceria com a Linux Foundation, Panasonic e Intel. O sistema permite que a TV compartilhe dados via Bluetooth e Wi-Fi com smartphones e outros dispositivos; por causa disso, dá para assistir o que está passando na televisão mesmo com ela desligada. Muito legal, né?
Outro destaque é a Samsung Smart TV Games, uma plataforma exclusiva de jogos. Por meio de uma parceria com a Gamefly, a Samsung incorporou o serviço de game por streaming, possibilitando aos usuários desfrutarem de uma lista de games sem precisar de console. 
Mas, assim como o WebOS, somente os aparelhos da Samsung usam esse sistema operacional, então é comum ter aplicativos desatualizados.

Reprodução

Firefox OS
A Panasonic lançou algumas Smart TVs com o sistema operacional Firefox OS, do Mozilla. A plataforma é praticamente um smartphone, só que em uma tela maior.Tem todas as funcionalidades que a empresa estava tentando levar para os smartphones, permitindo mandar mensagens, e-mails, realizar chamadas de áudio e vídeo, entre outras. 
Somente a Panasonic usa esse sistema.

Reprodução

Chromecast e Apple TV
Tanto o Chromecast, quanto o Apple TV são pequenos aparelhos que transformam a sua TV comum em uma Smart TV. Com eles, é possível conectar à internet, baixar aplicativos e consumir serviços de streaming. 
A diferença deles para as TVs inteligentes, é que eles são dispositivos que se conectam no aparelho via USB.

Reprodução

E aí gente, deu pra conhecer mais sobre os sistemas operacionais das TVs? 

Se você quiser saber mais sobre tecnologia, use a #LuExplica nas redes sociais que eu respondo tudo.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ