Dicas para usar aplicativos de motorista particular

Os aplicativos de motorista particular, como o Uber, 99 e Cabify, são muito bons para quem quer economizar dinheiro e chegar rápido nos lugares, sem precisar se preocupar com transporte público ou estacionamento, não é mesmo? Para facilitar ainda mais, eu separei algumas dicas que você talvez não conheça sobre os apps. Olha só:

Compartilhar trajeto

Gente, os três aplicativos têm a opção de você compartilhar o trajeto da corrida em tempo real com alguém. Além de a pessoa saber se você já está chegando ou não, também é uma ferramenta de segurança!

No caso do Uber, assim que você já tiver os detalhes do carro e do motorista, só precisa arrastar a tela para cima, se for um iPhone, ou tocar nos três pontinhos no canto superior direito, no Android, e já vai aparecer a opção “Compartilhar rota”. Aí, você só precisa escolher um contato, escrever uma mensagem se quiser e tocar na opção "Enviar" – a pessoa vai receber uma mensagem SMS com o link para acompanhar o trajeto.

ReproduçãoJá no 99, assim que começa a sua corrida, aparece o botão “Compartilhar” na parte de baixo da tela. É só tocar e escolher o contato.

ReproduçãoNo Cabify, assim que você tem acesso aos dados do motorista, também já aparece a opção “Compartilhar viagem”. Toque e escolha o seu contato.

ReproduçãoFavoritos

Sabia que você não precisa digitar sempre o endereço da sua casa, trabalho ou lugares que você mais frequenta? Os apps têm a opção de salvar os principais endereços para facilitar na hora de chamar um carro.

No Uber e no 99, você encontra essa opção nas “Configurações”. Já no Cabify, você precisa digitar o endereço e tocar no coração que aparece do lado.

ReproduçãoDescontos

É novo no aplicativo? Então aproveita, porque os apps oferecem desconto para quem é novo e também para os seus amigos. Bem legal, né?

Para ativar é bem fácil: primeiro você pede a um amigo que já tem conta no Uber que abra o aplicativo no celular dele, vá em “Viagens com descontos” e compartilhe com você o código promocional exibido na tela. Agora, você abre o app no seu telefone, toque em “Pagamento” e escolha “Adicionar código promocional”. É só digitar o código e tocar em “Adicionar”.

ReproduçãoPronto! As promoções vão aparecer quando você ver as “formas de pagamento” e você ganha R$ 10 de desconto nas suas duas primeiras viagens e seu amigo ganhará R$ 10 nas próximas duas corridas deles. Demais, não é?

E se você quiser mais descontos, pode compartilhar o seu código com outros amigos que não tem conta no Uber. É só abrir o aplicativo e tocar em “Viagens com descontos”.

Dividir a conta

Olha que prático: o Uber permite que você divida a conta da corrida com os seus amigos. Isso é bem legal para amigos que vão para uma mesma região e aproveitam para usar o mesmo carro. O aplicativo já calcula os valores proporcionais de cada parte do trajeto e desconta diretamente nos cartões de crédito de todo mundo. Incrível, né?

ReproduçãoO recurso funciona assim: depois que o motorista aceitar a sua corrida, você toca na foto dele para abrir mais opções. Feito isso, procure por dividir “Dividir tarifa” nos botões abaixo. O Uber vai mostrar a sua lista de contatos para que você selecione os amigos que irão rachar a conta. Se você não tiver o número salvo, é só digitar o telefone na barra superior para poder enviar o convite. Ah, e não esquece de pedir para a pessoa aceitar a sua solicitação no celular dela, viu?

Gorjeta

Se você achou que o motorista foi muito bom, além das cinco estrelas da avaliação, você também tem a opção de dar uma gorjeta para ele no Uber e no 99!

Funciona assim: se você avaliar o motorista com 4 ou 5 estrelas, vai abrir automaticamente uma opção de gorjeta, já com alguns valores cadastrados. É só escolher um!

Perfil familiar

O Uber oferece a opção de perfil familiar. Aqui, você pode cadastrar até quatro membros da sua família para usarem uma mesma conta. Funciona assim: se o seu filho precisa pegar um Uber e ele não tem cartão de crédito, você cadastra ele na conta família e o valor da corrida vai ser descontado no seu cartão, além disso, você fica sabendo para onde ele foi e pode acompanhar o trajeto.

ReproduçãoE aí, gostou das dicas? E sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo. Ah, e você também pode acompanhar o meu canal no YouTube para ficar sabendo mais sobre aplicativos, dicas sobre tecnologia e produtos, como celulares, tablets, computadores e muito mais! É só clicar aqui e se inscrever. Aproveite e acompanhe também as novidades no meu Facebook!

O Natal está chegando. Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ