Dicas que você talvez não saiba sobre o Waze

Você só usa o Waze como GPS para chegar a algum lugar? Então fique sabendo que ele tem muitas outras funções que te ajudam nos seus trajetos. Dá uma olhada nessas dicas:

Rota mais rápida ou mais curta?
A gente sabe que o caminho mais curto nem sempre é o mais rápido, por isso, você pode escolher como quer que o Waze monte a rota. Nas configurações, clique em “Navegação” e em “Tipo de rota”; depois é só escolher se você quer a “Mais rápida” ou a “Mais curta”.

Evitar trajetos
Na aba de navegação, você também pode optar por trajetos que evitem pedágios, vias expressas e estradas de terra. Na opção das estradas de terra, dá para escolher entre permitir, não permitir e evitar aquelas que sejam muito longas.

Reprodução

Rodízio
A sua cidade tem normas de rodízio veicular em determinados dias ou horários? Na opção “Rodízio por placa de veículo”, também em “Navegação”, você coloca os últimos dois números da placa do seu carro e o app irá te guiar de acordo com as regras do rodízio. Por exemplo, em São Paulo, os carros que estão no rodízio não podem trafegar pelo centro expandido, então, o Waze irá indicar um caminho que não ultrapasse esse limite, dependendo do destino.

Reprodução

Escolhendo a rota
O Waze vai indicar a rota conforme as configurações, mas você também pode ver outras opções e escolher a que mais agrada. Quando você determinar um destino, irá aparecer uma tela mostrando como deve ser o trajeto, se você já quer começar o percurso, se quer cancelar ou se quer outras rotas. Clique em “Rotas”; o app vai mostrar outras opções com tempo previsto e distância. Além disso, dá para escolher se você quer ver uma lista dos caminhos ou um mapa mostrando as diferenças de cada um.

Deixe o mapa do seu jeito
Acessando a função “Configurações de exibição”, você consegue determinar como o seu Waze vai ficar. Por exemplo, em “Modo”, dá para escolher se o mapa irá aparecer somente como se fosse dia, se fosse noite ou automático, que muda de acordo com o horário. Alguns usuários acham que o modo dia é mais fácil de visualizar. 
Dá para escolher o que deve ser exibido nos mapas, como radares, acidentes, entre outros; assim como o que deve ser alertado pela plataforma. Essa função é boa, porque, às vezes, aparecem muitas notificações na tela e acaba atrapalhando o motorista!
Olha que legal: o usuário pode até escolher como o carro deve parecer. A configuração básica do Waze, indica o carro do motorista como uma seta, mas na opção “Carro no mapa” tem outras opções.

Relatar alertas
Para relatar algum incidente de percurso, como um radar, acidente ou buraco na rua, é só tocar no ícone laranja do lado direito, no canto inferior; irá aparecer uma lista de opções, escolha a mais apropriada para situação. Depois de escolher o item, você poderá escrever, gravar uma mensagem ou tirar uma foto do local.

Reprodução

Velocímetro
Em uma recente atualização, o Waze incluiu a função de velocímetro. O aplicativo já mostrava a velocidade que o motorista estava, mas agora ele também alerta quando o usuário está acima da velocidade máxima da via. Quando você clica na função, dá para optar em mostrar qual é o limite e quando o app deve informar para reduzir a velocidade.

Comando de voz
O comando de voz do aplicativo não é muito avançado, mas com alguns comandos básicas dá para traçar uma rota e ativar os alertas de trânsito. Para habilitar a função, basta acessar o menu de configurações e clicar em “Comandos de voz”. Além de ativar os comandos, dá para definir com qual movimento você vai ativar o comando (tocando na tela com três dedos ou acenando). 
Olha só alguns dos comandos que você pode usar:

  • “Dirigir para casa”
  • “Alertar trânsito Moderado/Intenso/Parado”
  • “Alertar polícia”
  • “Alertar acidente Leve/Grave” 
  • “Alertar perigo na pista objeto da pista/construção/buraco/atropelamento”
  • “Alertar perigo no acostamento veículo parado/animais/sinalização ausente”
  • “Alertar perigo clima neblina/granizo/chuva/neve”
  • “Alertar radar velocidade/semáforo/falso”
  • “Voltar”
  • “Cancelar”
  • “Desligar”

Percurso planejado
Para quem tem um iPhone, a plataforma tem uma função exclusiva, a de “Percurso planejado”. Com ela dá para programar rotas no celular com antecedência e receber alertas momentos antes de começar o percurso.
Você ativa a função nas configurações e para usar é só deslizar o dedo para a direita na tela principal e clicar no símbolo do relógio. Depois clique no “+” para adicionar um novo percurso, digite o endereço, coloque o local de onde você pretende sair, o dia e o horário. Pronto, o aplicativo irá te avisar qual é a previsão de trânsito e quando você deverá sair.

Posto de gasolina
Um outro recurso bem legal é o de “Postos de gasolina e preços”. Ele permite que postos de gasolina apareçam identificados no mapa identificados pela bandeira, preço ou um tipo de combustível.

Avise que vai chegar atrasado
Se você vai chegar atrasado em algum compromisso, não precisa se preocupar em avisar, o Waze faz isso por você. O app conta com uma função que notifica seus amigos sobre o horário previsto de sua chegada e até permite que eles acompanhem o seu trajeto. Quando você digitar o endereço e abrir a tela de opções antes de começar o trajeto, clique em “enviar” – você vai precisar acessar a lista de contatos no smartphone –, então é só você selecionar quem será notificado e enviar o HEC (horário estimado de chegada).
Normalmente, essa notificação é feita no próprio Waze, mas se a outra pessoa não tiver o aplicativo instalado, é só clicar em “Mais”, depois que você selecionar as pessoas, e escolher outra forma de comunicação, como WhatsApp, e-mail, Facebook e SMS.

Economizar bateria
Um dos maiores problemas do Waze é que ele consome muita bateria. Mas eu tenho uma dica! Ao invés de ficar usando o mapa o tempo todo, você pode usar somente o guia de voz do app. Depois que começar o trajeto, bloqueio o aparelho normalmente, o aplicativo vai continuar indicando o trajeto. Assim, você economiza a bateria.

Viu como ficou mais fácil usar o Waze? E olha só: se você quiser interagir comigo nas redes sociais, é só usar a #LuExplica.

Você faz compras Online? Não deixe de conferir a nova extensão do Olhar Digital que garante o preço mais baixo e ainda oferece testadores automáticos de cupons. Clique aqui para instalar.




RECOMENDADO PARA VOCÊ