Lu Explica - Computador

Não está conseguindo se conectar à internet? Veja o que fazer

Juliana Américo 04/12/2017 10h00
Compartilhe com seus seguidores
A A A

Já aconteceu de você estar na sua casa, navegando na internet e do nada a conexão cai? Eu separei algumas dicas do que você pode fazer quando está com dificuldade de se conectar à internet. Vem cá ver:

  1. Cabos
    Parece meio óbvio, mas dê uma olhadinha para ver se todos os cabos estão conectados no roteador. Às vezes eles estão frouxos ou não foram conectados corretamente e podem se soltar.
    Ah, e se você está usando o notebook, veja se não clicou sem querer na tecla de modo avião ou na que desliga o Wi-Fi.

    Reprodução

  2. O problema é a internet?
    O que pode parecer um problema de rede às vezes é simplesmente um site que está fora do ar ou que está com algum problema. Então, entre em outros sites para ver se tudo está funcionando normal.

  3. Mesmo endereço de IP
    Gente, cada aparelho com conexão à internet tem um IP, que é o número de identificação desse aparelho. Mas pode acontecer de dois computadores que estão conectados em uma mesma rede Wi-Fi tenham o mesmo IP e isso gera um conflito.
    Mas calma que dá para resolver: é só fazer um reset no roteador e reiniciar ao mesmo tempo os computadores que estão conectados, assim o roteador consegue redistribuir os números de IP.

  4. Verifique as falhas no firewall do computador
    O firewall é um programa do computador que evita que o tráfego da rede de internet atrapalhe a operação do notebook. Mas, esses firewalls podem apresentar problemas.
    Para descobrir se esse é o problema desative temporariamente o programa de firewall, entrando nas configurações do computador. Se a conexão voltar ao normal, significa que o programa estava causando problema e o que dá para fazer é atualizar ou instalar um novo firewall.

  5. Alcance do Wi-Fi
    Se você está usando o Wi-Fi, é bom dar uma olhadinha para ver se o roteador não está muito longe. Isso faz com que a conexão fique lenta até desconectar de vez. Ah, e interferência de sinal também pode limitar o alcance efetivo de uma conexão Wi-Fi.
    Uma dica aqui é usar um repetidor de sinal para melhorar o alcance do Wi-Fi.

    Reprodução

  6. Configurações
    Confira se as configurações da rede sem fio não foram alteradas. As redes Wi-Fi têm várias opções de criptografia, como WPA ou WEP, que exigem que os computadores usem chaves de segurança correspondentes para conseguir se conectar. 
    Se alguém alterar as chaves de criptografia ou a senha no ponto de acesso, os dispositivos que funcionaram antes não serão capazes de se conectarem novamente.

  7. Falhas no roteador
    Os roteadores podem apresentar falhas por conta de um superaquecimento, tráfego excessivo ou então porque o aparelho é mais antigo e não está dando conta do recado. Os principais sinais de que o problema é no roteador incluem computadores que não conseguem obter os números de IP ou o aparelho não está respondendo aos comandos.


    Reprodução

  8. Falhas no computador
    Se estiver tudo bem com o roteador, então talvez a falha seja no seu computador. O hardware do adaptador de rede do computador pode apresentar problemas devido ao superaquecimento ou tempo de uso. 
    Já as falhas no software do sistema operacional que controlam o adaptador são mais frequentes, principalmente em computadores que são muito usados ou que estejam infectados por vírus.

  9. Entre em contato com o seu provedor de internet
    Se nenhuma das dicas ajudar, o melhor é entrar em contado com o provedor de internet para que uma equipe técnica dê uma olhadinha na sua rede.

E aí, consegui te ajudar? E sempre que você tiver qualquer dúvida, é só falar comigo nas redes sociais. Use a #LuExplica que eu respondo tudo. Ah, e você também pode acompanhar o meu canal no YouTube para ficar sabendo mais sobre aplicativos, dicas sobre tecnologia e produtos, como celulares, tablets, computadores e muito mais! É só clicar aqui e se inscrever.


Internet Dicas Tecnologia Lu Explica
Compartilhe com seus seguidores
Compras na Internet? Para aproveitar as melhores ofertas, baixe a nova extensão do Olhar Digital. Além da garantia do melhor preço, você ainda ganha descontos em várias lojas. Clique aqui para instalar.

Recomendados pra você